quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARTE PELO AMOR DE DEUS: UMA ENTREVISTA COM ARTISTA DANIEL MITSUI

Por SAM GUZMAN

Por anos, eu fui cativado pelo impressionante trabalho do artista Católico Daniel Mitsui. Daniel é um mestre de sua arte, iluminando manuscritos com a mesma habilidade e atenção aos detalhes como os grandes artistas medievais. Seu trabalho é tanto ousada e complexa, e salta para a vida com cores vibrantes e figuras comandante. É ao mesmo tempo tradicional e recém-contemporânea, uma combinação que torna verdadeiramente único.

Recentemente, me aproximei de Daniel para uma entrevista, e ele foi gentil o suficiente para ter tempo de sua ocupada agenda para responder a algumas perguntas sobre sua conversão ao catolicismo, como ele aprendeu seu ofício, o que inspira o seu trabalho, e muito mais. (Todas as imagens podem ser clicado para versões maiores)

1. VOCÊ É UM CONVERTIDO AO CATOLICISMO. HISTÓRIAS DE CONVERSÃO RARAMENTE SÃO BREVE, MAS VOCÊ PODE COMPARTILHAR UM POUCO SOBRE COMO ISSO ACONTECEU?

Eu sou um convertido no sentido de que eu não foi batizado, e não comparecia regularmente a missa, até mesmo quando era um adulto. No entanto, eu realmente não converti de nada; Eu nunca fui um descrente, um protestante ou um adepto de uma religião diferente. Desde minhas primeiras recordações, eu sempre tive fé e pensei em mim como um católico. Eu não tenho uma explicação natural para por que isso era assim.



bookplate personalizado.

Meu falecido pai tinha me levado a um batista, mas não professam nenhuma fé durante os anos da minha infância.Minha mãe tinha sido criada como católica; meus pais tinham casado fora da Igreja. Nossa casa tinha um crucifixo na parede e uma Bíblia Douay-Rheims Challoner na prateleira (alguns dos quais eu li privadamente); minha família ia à missa no Natal e na Páscoa. Lembro-me de, ocasionalmente, ir à missa em outros domingos.

Apesar de não ter recebido os sacramentos, ao longo do ensino fundamental e médio eu disse a todos os meus amigos que eu era católico, e tentei defender a Igreja sempre que alguma controvérsia surgia em uma sala de aula. Eu tinha, já, um profundo fascínio com a arte religiosa medieval e iluminação do manuscrito. Talvez fosse melhor que a minha ideia de que a Igreja foi formada mais pela história, arte e escrituras do que pela experiência paroquial típica nos subúrbios de Chicago durante os anos 1980 e 1990.

Se eu fosse uma criança mais corajosa, eu mesmo teria procurado iniciação religiosa, ou o exigiria; em vez disso, resolvi procurá-lo depois de sair da casa dos meus pais. Mas durante meus primeiros anos sozinho, em que frequentam Dartmouth College, eu estava deprimido e resisti o meu impulso religioso. Eventualmente, eu tive que admitir para mim mesmo que eu não podia ficar indiferente e não poderia me tornar outra coisa senão Católico; Entrei em contato com o padre no campus e foi através do programa RCIA no centro de estudante. Fui batizado e confirmado, e recebi a primeira comunhão, na noite de Páscoa em 2004, pouco antes da formatura.

Era inevitável que eu fosse para a missa tradicional em latim; Eu estava participando exclusivamente (ou quase isso), e por uma questão de princípio, dentro de poucos anos. Me estabeleci em Chicago. Conheci minha esposa em 2007; nós nos casamos em 2008. Até agora, temos dois filhos e uma filha, e outra criança que deve nascer neste verão.

2. COMO VOCÊ SE TORNOU UM ARTISTA?


Cristo, Sumo Sacerdote

Eu tenho desenhado avidamente desde que eu era uma criança pequena. Quando eu tinha 18 anos, sabia que eu queria que a arte se tornasse minha profissão, e os primeiros trabalhos que eu lembro que vendi eram coisas que fiz na faculdade. Eu não era, então, um artista religioso; Eu fiz desenhos, pinturas, gravuras e colagens em estilo moderno, fortemente influenciada pela arte surrealista de Max Ernst. Fiquei um pouco descontente com a cultura da arte moderna, e decidiu não prosseguir uma carreira em galerias. Por cerca de dois anos, me aprofundei em tiras de banda desenhada e cinema de animação, e era divertido estudar e fazer essas artes. No momento em que saí da faculdade, vi duas possíveis direções para a minha carreira, um para a arte em quadrinhos e outro para a arte religiosa.

Obviamente, eu escolhi a segunda opção. Os anos seguintes foram de transição; agora a ser um católico praticante, eu estava mais fascinado por arte religiosa medieval do que nunca, mas a minha experiência foi quase inteiramente na arte moderna e em desenhos animados. Meus primeiros desenhos religiosos foram prejudicadas por isso, e eu não considero a maioria deles bem sucedido. Persisti, porém, e, eventualmente, a arte vem melhorando. Até 2010 vendi desenhos e trabalhei em comissões durante outros trabalhos. Até então, eu estava ganhando o suficiente da arte que eu era capaz de torná-lo meu sustento exclusivo.

3. COMO A SUA FÉ INFLUENCIAR A SUA ARTE?

Quase todos os meus desenhos são de natureza religiosa; além de projetos bookplate, recuso comissões mais seculares. Ao fazer arte religiosa, eu desenho o que eu acredito e eu acredito no que desenho; Eu não apropriaria de imagens religiosas para qualquer finalidade irônica. Acredito que os eventos descritos no Antigo e no Novo Testamento realmente aconteceram. Quando descrevo as lendas hagiográficas, dou as histórias tradicionais o benefício da dúvida, sempre que possível. Os milagres descritos na Sagrada Escritura estabeleço meus padrões da credulidade sobre que tipo de coisas acontecem no mundo real. Assim, quando eu desenho St. Brendan celebrando a missa na parte de trás de uma baleia, é porque acredito que isso é algo que pode ter acontecido; certamente não é mais estranho que a história de Jonas.



Santo Alberto Magno

Costumo citar um dos pais do Concílio de Nicéia, que disse: "A composição de imagens religiosas não é deixada à iniciativa dos artistas, mas é formado em princípios estabelecidos pela Igreja Católica e pela tradição religiosa .... A execução só pertence ao pintor; a seleção e organização do assunto pertence aos Padres".

A tradição católica de arte religiosa tem um conteúdo real e permanente, assim como a tradição litúrgica e a tradição teológica. Enquanto tradição artística, talvez, não tem tão exaltado um lugar na nossa religião como estes, mas os colabora e opera com os mesmos princípios. Como estes, não pode ser totalmente refeito ou substituído sem efeito ruinoso. Católicos modernos muitas vezes têm uma noção confusa de tradição, de pensar nisso em termos do que muda e não o que perdura.

Mas a tradição católica é baseado em eventos reais; as coisas que Jesus Cristo fez e disse que foram ouvidos e lembrados e proferidos. Algo que é parte dessa tradição, ou não é; se ele faz parte dessa tradição, isso é evidente na lei de culto e o acordo dos Padres da Igreja. É um erro pensar que as únicas partes de tradição que importam são aquelas que encontraram expressão em documentos magisteriais. Isso é um absurdo epistemológicos; os bispos que têm a tarefa de escrever esses documentos precisam saber o que eles fazem de alguma forma! A menos que a tradição tem autoridade própria para dizer-lhes o que eles devem acreditar e deve fazer, mesmo quando eles querem acreditar ou fazer outra coisa, é uma mera ficção legal.

E assim, como um artista religioso, acredito que minhas composições deve ser tradicional; se há uma forma estabelecida e consistente de representar algum evento, devo segui-lo. Se não houver, então eu devo estudar a liturgia e exegese patrística para orientação. Qualquer liberdade que tomo deve ser justificada de acordo com seus princípios.

4. VOCÊ CRIA UM MONTE DE ARTE SACRA. VOCÊ TEM ALGUNS TEMAS RELIGIOSOS PREFERIDOS QUE GOSTARIA DE INCORPORAR EM SEU TRABALHO?

Não há nada que eu gosto de desenho tanto como o Novo Testamento - os principais acontecimentos da vida terrena de Jesus Cristo; na vida de Maria, João Batista e os Apóstolos; ou no fim dos tempos e Juízo Final. Estes eventos são a própria matéria do Cristianismo, e eu acho que eu ficaria satisfeito se desenhasse eles e nada mais. Na verdade, tenho vindo a fazer um plano de longo prazo para a minha carreira artística, uma série de desenhos que resumem o Novo Testamento. Espero que consiga fazer ao longo dos próximos dez a vinte anos.

Uma ideia que é muito proeminente no meu trabalho artístico - como é na tradição litúrgica e na exegese dos Padres da Igreja - é que o Antigo Testamento é um esboço do Novo Testamento. Seus eventos prefiguram os dos Evangelhos. Eu costumo pesquisar e incluir essas prefigurações identificados pela teologia e da liturgia católica na minha apresentação de eventos dos Evangelhos.
5. SUA ARTE TEM UMA INFLUÊNCIA MEDIEVAL. NO ENTANTO, É UM ESTILO QUE É DISTINTA E MODERNA, BEM. COMO VOCÊ MISTURAR VELHAS E NOVAS NO SEU TRABALHO ARTÍSTICO?

Como eu disse antes, a arte religiosa deve ser tradicional. Acredito que a arte chamada gótica é totalmente tradicional, a última arte que não se prejudica na sua originalidade na rejeição do passado. É um resumo das tradições iconográficas dos séculos anteriores, colocadas em ordem e expressas de forma mais clara do que nunca - o equivalente visual de uma alta enciclopédia medieval. É o mais completo e disciplinado um sistema como arte bizantina, mas alinhados à liturgia latina e os Padres da Igreja Latina. É por isso que eu faço-lhe a base da minha própria arte.



St. Columba de Iona

A arte gótica foi mais teologicamente precisa nos séculos 12 e 13, então eu pesquisei a arte dos séculos de orientação iconográfica; Eu particularmente valorizo a arte feita sob a direção de Suger de St. Denis, a metalurgia de Nicholas de Verdun e Godofredo de Huy, a estatuária e vidro das catedrais de Chartres e Sens. Mas porque me especializei em obras pequenas, bidimensionais da arte, muitas vezes olho para os dois séculos seguintes, em que as artes de iluminação do manuscrito, pintura do painel, tapeçaria e gravura culminaram. É nestas expressões posteriores do gótico que eu mais frequentemente procuro inspiração visual. Alguns artistas dos séculos posteriores que admirado na arte gótica e que compreenderam aspectos dela tão bem que eu encontro nos seu trabalho como instrutiva como qualquer coisa feita na Idade Média: William Morris e Eyvind Earle são dois que tiveram uma influência especialmente forte em mim.

Eu acredito que uma consideração previdente e generosa de belas formas é no verdadeiro espírito da arte gótica; esta é uma razão por que tão rapidamente se estabeleceu internacionalmente. Seus artistas, mesmo tempo que mantém a integridade iconográfica e doutrinal da tradição cristã, admitiu a influência de quase qualquer coisa bonita que encontraram. damascos orientais e tapetes, Mamluk metálicas de pseudo-Kufic, e caligrafia, todos aparecem na arte gótica.

Isso foi feito, e não num espírito de indiferença cultural, mas em um espírito de dar a Deus o que Ele merece, o melhor que temos para oferecer. Os têxteis da Mesopotâmia e as travessas do Egito estavam encaixando influências na arte católica porque eram as coisas mais preciosas e belas de sua espécie que os artistas católicos ainda estavam encontrando. Evitá-los seria uma espécie de vazio em Deus.

Eu também tenho uma admiração pela arte islâmica, especialmente a dos safávidas, e sua influência sobre a minha arte decorativa é cada vez maior. Outra arte decorativa que eu estudo é Northumbro-irlandês. (Isso já foi adaptado para uso cristão em manuscritos medievais, como os Evangelhos de Lindisfarne.) Gravuras japonesas têm influenciado meus desenhos. Realmente, não há fim da possibilidade aqui; toda forma bonita pode subir e florescer sobre a estrutura teológica da arte gótica.

Eu comecei a revisitar até mesmo aquelas coisas que estudei antes de me virar para a arte religiosa. Eu estou experimentando novamente com o decalque, uma técnica mais plenamente desenvolvida por Max Ernst. Os grandes artistas de quadrinhos, especialmente Hal Foster e Winsor McCay, deram-me boas idéias recentemente. Eu conscientemente não quero que a minha arte fosse "moderna", mas eu quero que seja animada.
6. VOCÊ PREFERE TRABALHAR EM PRETO E BRANCO EM VEZ DE TINTA. POR QUE VOCÊ PREFERE ESTE MEIO?


página iluminada

Eu gosto de criar trabalhos tanto em cores e em preto e branco, e tinta funciona bem para isso. Ultimamente, eu também tenho desenhado em áreas de cor escura, o resto em branco, imitando o estilo de branco que vinha de iluminação do manuscrito.

Há vantagens práticas para o desenho da tinta; não é tão confuso que requer um grande espaço do estúdio segregado. E eu gosto que os meus filhos e minha esposa grávida possam passar o tempo no meu estúdio, sem muita preocupação sobre a toxicidade do pigmento. Tendo estabelecido o hábito de desenho em tinta, eu vim a perceber que as idéias mais importantes que eu quero retratar pode ser representado desta forma.

Neste momento, tenho negócios suficiente para desenhar com tinta que não precisa levar o tempo e os custos para treinar, praticar e adquirir os materiais necessários para fazer em outro meio. Isso não quer dizer que eu não tenho interesse em pintura em óleo sobre painéis de madeira, metal ou gravação, ou escultura hardstone ou buxo ou marfim; mas não prevejo fazer nada disso no futuro próximo.

7. SEU TRABALHO INCORPORANDO INFLUÊNCIAS JAPONESAS É INTRIGANTE.  A SUA HERANÇA ÉTNICA INFLUENCIA A SUA FÉ E OBRAS DE ARTE?



St. Michael, estilo japonês

Pelo sangue, eu sou parcialmente japonês; no entanto, a minha ligação cultural para o Japão não é forte. Meus antepassados ​​japoneses vieram para os Estados Unidos cerca de um século atrás. Meus avós paternos e seus irmãos nasceram na América; meu pai e seus irmãos nunca aprendeu a falar japonês.

Meu interesse pela arte japonesa não veio através da minha família, mas através dos meus clientes. Recebi uma comissão de um padre cuja ordem religiosa tinha feito trabalho missionário no Japão; ele me pediu para desenhar São Miguel, no estilo de uma cópia do woodblock ukiyo-e. Eu nunca tinha feito nada parecido, nunca tinha pensado em fazer nada parecido com isso. Mas eu aceitei a comissão e eu gostei do resultado; assim como meus outros clientes, que pediram mais e mais dessas transposições da iconografia medieval no estilo da arte japonesa.

Foi no decurso de fazer pesquisas para compor essas fotos que eu vim admirar a arte fantástica dos mestres ukiyo-e; Estou especialmente impressionado com os mestres posteriores, como Kuniyoshi e Yoshitoshi. Não é porque eles eram japoneses, mas porque eram grandes artistas, e eu quero manter interesse em seu trabalho.


O sonho de St. Joseph, em estilo japonês

Mais recentemente, eu me tornei interessado em outro tipo de arte japonesa, mais uma adequadamente religiosa: os sutras budistas escrito e ilustrado em tinta ouro e prata em papel tingido de índigo. Esta tradição floresceu na Coreia também. Planejar tentar algo assim nos próximos anos.

Espero não apenas afectar esses estilos de vez em quando, mas para integrar os melhores aspectos de-los em todo o meu desenho. Isso eu já estou fazendo de maneira sutil. Para um exemplo, eu acho que o tratamento dos printmakers japoneses (ou melhor, não-tratamento) de sombra é muito satisfatório visualmente. Seguindo seu exemplo, agora evitam por completo sombreamento pela escotilha. Isso me permite evitar um tratamento excessivamente natural de luz que desorientar a perspectiva sagrada de uma imagem religiosa.
8. ARTE DESAPARECEU DA PRAÇA PÚBLICA DO MUNDO MODERNO. MUITOS CONSIDERAM QUE É O REINO DE INTELECTUAIS OU ELITES. COMO AS BELAS OBRAS DE ARTE PODEM AJUDAR O HOMEM E A MULHER CATÓLICA?

A maioria das pessoas têm obtido essa ideia - talvez eles tenham absorvido a partir de apresentações de pop-cultural de artistas -  de que eles não são capazes de ser tanto patronos das artes ou dos próprios artistas.


a Crucificação

O patrocínio a arte é uma forma tradicional para aqueles que não são eles próprios artistas para ajudar a criação da arte, e eu espero que muitas pessoas de classe média pensam que assumir isto é muito caro, sem nunca ter investigado o seu custo. Enquanto eu não chamaria qualquer um dos meus desenhos baratos, eles são comparáveis ​​em preço a tatuagens de tamanho e complexidade semelhantes, e certamente ninguém pode afirmar que as pessoas de classe média não pode pagar tatuagens - basta olhar para eles.

Há também uma tendência para os homens e mulheres que não são artistas para depreciar suas próprias habilidades - "Eu não posso mesmo desenhar uma figura da vara", dizem. Mas, realmente, qualquer um que pode escrever o seu nome de forma legível tem a capacidade de desenhar. É uma habilidade que pode ser aprendida. Atribuí-la inteiramente a algum talento intrínseco é a desculpa de um homem preguiçoso que não querem reconhecer o quanto a prática o envolve. Um século atrás, desenho era um passatempo da moda, especialmente entre as mulheres. E, embora não um monte destes amadores tornou-se artistas de primeira linha, muitos deles produziu um trabalho que é tão bom quanto a dos profissionais de hoje. Há uma abundância de oportunidades para aulas de arte hoje, livros e aulas de ambos.

O que falta agora, e o que muitas pessoas parecem querer, é a instrução em fazer arte especificamente religiosa. E, infelizmente, algumas das pessoas que se tem configurado como autoridades sobre estes não são qualificados. Eu gostaria de ajudar a remediar esta situação; um dos meus pontos fortes como um artista é que eu faço um monte de investigação, e eu espero que algum dia para resumir todas as tradições iconográficas que eu descobri em um livro de referência acessível a qualquer artista amador ou profissional que queira usar.

Uma analogia imperfeita pode ser feito para arte culinária (que pode ser a única forma tradicional de arte que é realmente florescente nos dias de hoje). Há alguns chefs profissionais que trabalham no nível mais alto da arte, e há inúmeros homens e mulheres que cozinham em casa. Estes complementam um ao outro; os profissionais e os amadores não são realmente concorrentes, e ambas beneficiam o outro fazendo o melhor alimento que for possível. Eu acho que a arte culinária contemporânea deve parte de seu sucesso a uma livre troca de informações; um bom chef não tem medo de compartilhar ou publicar suas receitas; ele sabe que seus imitadores não são uma ameaça para ele.

Eu gostaria de ver mais artistas religiosos fazendo o mesmo, chegando diretamente aos homens e mulheres, e não tratar os princípios e métodos de fazer boa arte como segredos. Nós já não funcionamos sob um sistema de alianças que podem reforçar o controle de qualidade ou a fixar preços justos, portanto, não há benefício excluindo amadores da participação nas artes sagradas.
9. COMO ALGUÉM PODE COMPRAR A SUA ARTE, OU SABER MAIS SOBRE O SEU TRABALHO?

A maioria dos meus últimos trabalhos podem ser vistos no meu site, www.danielmitsui.com .Quaisquer que sejam os desenhos originais ou cópias que se oferecem para venda podem ser comprados lá. Eu também tenho os textos de algumas palestras que tenho dado que explicam as minhas ideias mais profundamente; um boletim informativo; e algumas folhas de coloração para download gratuito. Quem estiver interessado em uma nova comissão pode me enviar um e-mail para danmitsui@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...