Desde os primeiros anos da história do Brasil existem heranças religiosas importantes e isso não poderia se perder ao longo do tempo. Foi a partir desse pensamento que se criou o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte. Ao chegar por aqui, você não vai encontrar somente a história de diversas religiões praticadas no Brasil, mas uma infinidade de obras de artes construídas para igrejas e templos.
Apesar de pequeno, o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte é extremamente gracioso. Veja o que encontrar por aqui e porque não pode deixar de visitar esse prédio tão importante para a cultura, a religião e o turismo.
Ambientes do Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte é dividido em salas com abordagens diferentes às obras de arte expostas aqui. Você poderá encontrar já na primeira sala um importante quadro para a cultura potiguar. Um grande quadro de Nossa Senhora dos Prazeres pode ser admirado e você também vai conhecer um pouco mais sobre a história da santa e da pintura. Este quadro pertencia à antiga catedral da cidade de Goianinha, também no estado do Rio Grande do Norte.
Primeira sala do Museu de Arte Sacra (Fonte: www.skyscrapercity.com)
Também na primeira sala do Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte há uma segunda pintura de muita importância para o estado. A obra retrata Nossa Senhora da Conceição, muito importante para o catolicismo. Também existem outras obras de destaque como é o caso de um painel com a imagem de Santo Antônio.
Em outros ambientes você encontrará relíquias como é o caso dos oratórios antigos dispostos na segunda sala do Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte e às ourivesarias e pratarias, dispostas na sala do piso superior do prédio.
Museu de Arte Sacra está instalado junto a igreja de Santo Antônio. (Fonte – www.natalpraias.com.br)
Imagens Originais no Museu De Arte Sacra
No Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte existem algumas imagens expostas de grande valor para o mundo religioso. Parte destas imagens foi doada pela Igreja de Extremoz e restaurada para ser exposta novamente neste museu. Elas são heranças do século XIX, como é o caso do Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Assis.
Imagens mais antigas como a de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição, vieram do século XVIII. Pra finalizar as relíquias de imagens que você encontra no Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte, você encontra o São Joaquim, herança do século XVII.
O Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte tem acesso livre de terça à sábado entre os horários de 9 e 17 horas. Não há cobrança de taxas para entrada, mas você pode contratar algum serviço de visita guiada e conhecer um pouco mais sobre o lugar.
O belíssimo Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte (Fonte: www.profciriosimon.blogspot.com)
Para visitar o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte basta se dirigir à Rua Santo Antônio, sem número, no bairro Centro, na cidade de Natal. Para grupos grandes de visitantes, a administração do museu pede que sejam agendadas as visitas.
O telefone de contato do museu é (84) 3211 4236.
Fonte: Nordeste Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário