sábado, 30 de janeiro de 2016

O Louvre restaura "São João Batista" Da Vinci, completamente enegrecido.

Os especialistas sugerem que o problema foi o verniz, que, na época de Leonardo não era usado como uma camada final de pintura, para dar profundidade e o brilho, mas o tempo escureceu ao ponto de que, actualmente, o "São João Batista", somente era possível ver as partes mais brilhantes.


A obra de arte perdeu não só o seu encanto, mas é claramente ameaçada por não ser capaz de ver mais. E o claro-escuro de uma das obras mais icônicas de Da Vinci, por seu  sorriso tão irônico e a beleza de sua cabeleira ondulada, ambas improprias para um santo naépoca que foi pintado, estão à beira de se perder e requerem uma restauração que o Museu do Louvre, que começou nestes dias.

"O que se trata, é para clarear o verniz para devolver a visibilidade para o quadro. Na verdade, agora só vemos as partes brilhantes ", diz Sébastien Allard, chefe do departamento de pintura do Louvre. Recorda a este respeito que tanto a pele de um animal com o qual o Batista está vestida e a cruz que porta e vários fios de cabelo são praticamente invisíveis.

O verniz faca de dois gumes, algo que não se pensou.

O curador do departamento de pintura do museu parisiense, Vincent Delieuvin, afirma que "não é para ser usado indiscriminadamente o verniz,  é que, inicialmente, deu brilho, profundidade, visibilidade, mas, em seguida, começa a escurecer. E o tempo que se passou até agora, obviamente, ninguém pensou "

Delieuvin, acrescenta que a São João, é um "quadro que tem maior quantidade de verniz que temos estudado no Museu do Louvre. Na verdade tem um registro de 110 microns (ou micras = unidade de medida de espessura) ", explica. Como referência afirma que "Santa Ana" - outra obras de Leonardo - quando foi restaurado em 2012, apresentou 60 microns (micras) de verniz.

A obra já tinha sido revisada e sem grandes defeitos de relevância detectados e todos os pontos críticos devem ser revelados antes do fim de janeiro: ninguém se atreve a dizer quanto tempo vai consumir o restauro e os técnicos entendem que cada projeto é único, não só na sua implementação, mas também na sua restauração.

A crônica do jornal ABC da Espanha, foi perguntou quando será restaurada "La Gioconda" (Monalisa), a que os especialistas responderam que "não é o momento" ainda.

Fonte: LaRed21

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