sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LAGOS (Portugal): Obras na Igreja de Santo António podem ser visitadas




As obras de conservação e restauro da abóbada na Igreja de Santo António, Monumento Nacional do Séc. XVIII, continuam a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que estejam concluídas no final de Setembro.


Para uma próxima fase já estão previstos trabalhos de iluminação (exterior e interior), recuperação e limpeza da talha dourada.

Segundo descreve nota da autarquia de Lagos, decorreu recentemente a primeira visita às obras de restauro que estão a decorrer na abóbada da Igreja de Santo António, o segundo monumento mais visitado do Algarve (cerca de 100 mil visitas registadas por ano).

Ainda que a Igreja esteja aberta ao público de forma condicionada (com a instalação de um andaime que ocupa grande parte do interior da igreja), passa agora a ser possível conhecer, de perto, toda a intervenção que está a decorrer na abóbada da Igreja, onde o visitante poderá conhecer pormenores curiosos sobre a arquitetura ilusionista ali retratada.

Para os próximos dias 14, 21 e 28 estão a ser organizadas visitas orientadas por Pedro Gago, Conservador Restaurador a prestar consultoria técnica à autarquia, sendo as primeiras duas destinadas aos munícipes, e a última a guias intérpretes.

As visitas decorrerão às segundas-feiras (dia de encerramento ao público do Museu e Igreja), a partir das 11h00, para grupos máximos de 15 pessoas, sendo o ponto de encontro à entrada do Museu (inscrições prévias gratuitas e obrigatórias para as visitas de dias 14 e 21 - através do Museu Municipal / 282 762 301).

A ideia destas visitas é, de acordo com o executivo municipal, a de “valorizar o bem cultural, envolvendo os próprios munícipes de uma forma muito mais direta nas iniciativas de preservação de um património que é de todos nós”.

Para dar continuidade a esta intervenção estão já previstos trabalhos de recuperação da talha dourada (estima-se que rondem os 17 mil euros) e a iluminação interior e exterior da Igreja, que aguarda aprovação do projeto pela Direção Regional de Cultura do Algarve, e que se estima que fique em 50 mil euros.

No que diz respeito às intervenções mais recentes, a autarquia já investiu cerca de 210 mil euros euros na intervenção da Igreja, nomeadamente na recuperação da cobertura, na pintura do intradorso da abóbada e pintura exterior do edifício.

Fonte:Algarve Primeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...