segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Artista plástica fala sobre a importância da arte sacra de Oeiras

Neste sábado (8), Cineas Santos entrevistou a professora e artista plástica Clésia Reis no quadro Conversa na Calçada do Feito em Casa. A convidada lançou o livro "A arte sacra na catedral de Oeiras", que é o resultado do seu trabalho de conclusão de curso.

Na publicação ela descreve seus estudos sobre as imagens de Nossa Senhora da Vitória, a primitiva e a atual. Para Cineas, a entrevista é oportuna, porque próximo dia 14 de agosto acontecerá a devolução da primeira imagem da santa, que, segundo historiadores, chegou a Oeiras (PI) por volta de 1696 e em meados do seculo XIX foi trocada por uma imagem nova. A primitiva foi sendo esquecida e acabou saindo da igreja, chegando a uma família, que agora fará a devolução.





A professora disse que a imagem primitiva tem 66,5 cm e passou 40 anos na Catedral de Oeiras. Segundo a estudiosa, a imagem tem elementos do Barroco, na parte do planejamento, mas é uma imagem mista, erudita e popular. Clésia destacou alguns aspectos, como a cabeça da santa, que é muito pequena para o corpo, além das cabeças dos querubins, que na imagem também são desproporcionais. Clésia afirmou que fez um estudo estilístico, formal e cronográfico da imagem.

Cineas informou aos telespectadores que o programa estará em Oeiras para cobrir a devolução da imagem primitiva e ouvirá a opinião de várias pessoas, inclusive do bispo de Oeiras, sobre a importância desse ato.

Confira na íntegra a conversa com Clésia Reis!



Texto de Marcelo Lopes

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...