25/05/14, Domingo, 19h45.
Capela da PUC – Série Sacra Música
Rua Monte Alegre, 948, Perdizes, São Paulo - SP
Contato do local: 11 3862 2498
Grátis
Lotação: 180
07/06/14, Sábado, 20h.
FAU Maranhão – FAU em Concerto.
Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo - SP
Contato do local: 11 3091 4801
Entrada e estacionamento grátis
Lotação: 110
O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO
Orquestra Arte Barroca
"Formada
em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta
interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e
XVIII. com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua
interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período
Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos.
Busca também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de
instrumentos barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de
violinos e violas, usa outros instrumentos que compunham o baixo
contínuo, tais como violoncelo, fagote, contrabaixo, guitarra barroca,
teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em
sites especializados procura trazer ao público obras de compositores
menos conhecidos e de execução ainda inédita".
Paulo Henes – Spalla e Diretor Artístico
Pedro Ribeiro – flauta doce
Renan Vitoriano, Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges, Veridiana Oliveira, Mariana Ribeiro e Igor Dutra da Silva– violinos
Mauro Viana e Jônatas Rodrigues Reis – violas
Pedro Beviláqua – violoncelo
Gilberto Chacur – contrabaixo
Luis Antonio Ramoska - fagote
Fernando Cardoso – cravo
Iniciou
seus estudos com Alberto Jaffé e posteriormente com Klaus Wustof, Paulo
Bosisio e Edson Queiroz. Formou-se pela UNESP em Bacharelado em Violino
na classe de Airton Pinto. Iniciou suas atividades com o violino
barroco em 1998, sob a orientação do professor Luís Otávio Santos. Desde
então já participou do Festival Internacional de Música Antiga de Juiz
de Fora, do Curso de Música Barroca de Curitiba e do Curso de Música
Barroca de Mateus em Portugal. Participou de máster- classes no Brasil e
no exterior com Sigiswald Kuijken, Manfredo Kraemer, Adrian Chamorro,
Marino Lagomarsino, Giuliano Carmingnolla e Vera Beths.
Sinopse
Neste programa, O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO,
a Orquestra Arte Barroca apresenta um repertório dedicado aos
compositores que levam ao estilo "clássico" de Haydn, Mozart, etc.
O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO
Alguns
compositores, devido a seu espírito inquieto e genialidade, sempre a
frente de sua época, compunham de uma maneira que conjugava a herança
recebida do passado com suas próprias ideias, buscando, experimentando
tendências que ainda não estavam consolidadas. A Orquestra Arte Barroca
irá explorar alguns desses compositores que, na primeira metade do
século XVIII, fizeram a transição do estilo barroco tardio ao
classicismo de Haydn e Mozart.
Compositor alemão, contemporâneo de Bach, amigo de Telemann, Johann Friedrich Fasch
viveu grande parte de sua vida na cidade de Zerbst. Hugo Riemann,
musicólogo alemão, compositor e professor, reconheceu Fasch como um dos
inovadores mais importantes do período de transição entre Bach e Haydn,
que criou a música inteiramente instrumental e deslocou escrita em forma
de fuga com estilo moderno "temático". Fazendo a síntese de estilos
barroco e clássico, com um aumento gradual nos elementos "modernos".
Suas obras são de grande originalidade, e contribuem para a criação de
um vocabulário musical muito semelhante ao do Classicismo.
Nascido em Milão, cidade onde passou toda a sua vida, Giovanni Battista Sammartini
exerceu um papel fundamental na formação do modelo clássico. Ele foi um
dos compositores mais avançados e experimentais do início do período
clássico , e o primeiro grande mestre da sinfonia, preservando a sua
originalidade, sem se deixar influenciar pelas escolas de Viena e
Mannheim. Sua música transcendeu as fronteiras de sua cidade, sendo
executada, por ex., em Paris, Londres e Vienna. Inicialmente suas
composições mostram uma mistura de estilos entre o Barroco e o
Classicismo, que posteriormente se desenvolvem para o Classicismo.
Sammartini compôs algumas das primeiras sinfonias. Algumas de suas obras
antecipam a instrumentação da Sinfonia Concertante e, em sua velhice,
compôs alguns dos primeiros quartetos de cordas.
O compositor austríaco Ignaz Holzbauer
contribuiu de forma significativa para a vida musical do século 18 em
Mannheim, onde foi Kapellmeister na corte eleitoral famoso por 25 anos, e
em Viena. Fux, importante compositor e teórico do Barroco, declarou-o
um gênio, após um encontro com o mesmo, e recomenda a Holzbauer que
viaje à Itália para refinar seu conhecimento musical. Sua obra mais
famosa, a ópera Günther von Schwarzburg
é elogiada por Mozart, e sua influência pode ser ouvida em seu
Idomeneo. Sua música incorpora o contraponto de Fux assim como um estilo
operístico italiano.
Filho de Johann Sebastian Bach e Anna Magdalena Bach, Johann Christoph Friedrich Bach
é conhecido como o “Bückeburg Bach”, cidade onde foi nomeado cravista
pelo Conde Wilhelm de Schaumburg-Lippe,. Recebeu seus primeiros
ensinamentos musicais de seu pai. Com a sua predisposição para o uso de
modelos existentes, suas extensas revisões e seu gosto pela
experimentação, Bach mostrou em suas composições diversas tendências
aparentemente contraditórias. Seu pai lhe tinha dado uma base sólida no
teclado e órgão e nos rudimentos da composição, mas, quando ele se mudou
para Bückeburg ele se viu em um mundo totalmente diferente. Como
resultado, ele foi obrigado a se adaptar a novos princípios
estilísticos, estudá-los por conta própria com modelos concretos. Suas
composições são notáveis por uma vontade de experimentar, voltando-se
para novos gêneros, mesmo nos últimos anos de sua vida.
Gilberto Chacur
O período pré clássico
JOHANN FRIEDRICH FASCH (1688 – 1758)
SINFONIA em Sol Maior
I – Allegro
II – Andante
III – Alla breve
IV - Presto
GIOVANNI BATTISTA SAMMARTINI (1700 – 1775)
CONCERTO para flauta doce e cordas em Fá Maior
I - Allegro
II - Untitled
III - Allegro Assai
IGNAZ HOLZBAUER (1711 – 1783)
SINFONIA em ré menor
I – Allegro
II – Adagio – Fuga – Adagio
III - Allegro
JOHANN CHRISTOPH FRIEDRICH BACH (1732 -1795)
SINFONIA em ré menor
I - Allegro
II - Andante amoroso
III - Allegro assai
Duração : 60 min
Classificação indicativa livre
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