sábado, 24 de maio de 2014

Igreja Nossa Senhora da Candelária de Itu (SP) passará por restaurações

Local é considerado um dos maiores símbolos do barroco no Estado. Obras vão custar quase R$ 7 milhões e serão acompanhadas pelos fiéis.
Previsão é de que trabalho seja concluído em 2016. (Foto: Reprodução/TV TEM)
Previsão é de que trabalho seja concluído em 2016. (Foto: Reprodução/TV TEM)

A matriz Nossa Senhora da Candelária, um dos principais símbolos da cidade de Itu (SP), vai passar por reformas nos próximos anos. As obras de restauro vão custar quase R$ 7 milhões e poderão ser acompanhadas de perto pelos fiéis. A previsão para conclusão da reforma é 2016.

Construída em 1780, a igreja fica lotada em suas missas todas as semanas. Os ituanos católicos contam que tem um grande amor por ela. “Eu já acho ela muito bonita e vai ficar mais ainda, um prédio tão antigo e lindo “, acredita a aposentada Aparecida dos Santos.
2937d23cbf81b200723e61156d5c5fc6eccc7a85
Após a reforma na parte estrutural, serão restauradas as pinturas, esculturas e altares. As obras vão se iniciar pelo altar e pela capela mor que, de acordo com o restaurador Júlio Moraes, ficarão fechados e receberão andaimes. “Depois, cada setor da igreja será paulatinamente abordado e trabalhado de modo que a igreja possa continuar em uso durante todo o período de restauro”, explica.

Depois da missa de domingo (18), os fiéis acompanharam como serão feitas as intervenções. A Matriz é, segundo a secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz, referência na cidade. “Guarda um acervo artístico e arquitetônico que representa toda a evolução, não só da cidade, que enriqueceu no ciclo da cana e do café, como a evolução do Estado de São Paulo”, conta.

A reforma deve ser custeada pela Prefeitura de Itu e verba do governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

O local, tombado pelo patrimônio histórico, é considerado um dos maiores símbolos do período barroco no Estado. “A igreja há muitos anos não passava por um restauro e uma conservação adequada, então tudo estava se deteriorando e colocava-se em risco a perda deste grande patrimônio”, comenta o padre Francisco Carlos.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...