sábado, 3 de maio de 2014

Centenário da Basílica de Santo Agostinho na Argélia. Card. Tauran enviado especial do Papa

Annaba (RV) – Em 2 e 3 de maio será celebrada, em Annaba, antiga Hipona, Argélia, o centenário da elevação à Basílica menor, da Igreja-Santuário de Santo Agostinho, recentemente restaurada. O Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, é o enviado especial do Papa para participar das comemorações.
“Festejar o aniversário de uma Basílica significa festejar a casa de Deus. Em 2 de maio nos deixaremos reunir por aquele que faz da nossa fraternidade a própria morada”, afirmou Dom Paul Desfarges, Bispo de Constantina, Argélia, ao explicar o significado das celebrações.

Após quase três anos de trabalhos e graças à contribuição de diversas instituições argelinas e do exterior, eclesiais e civis, mas também de leigos e privadas, a Basílica foi reaberta ao público, com uma solene inauguração, em 19 de outubro de 2013. Entre os benfeitores, Bento XVI. Consagrado em 29 de março de 1909, o lugar de culto foi elevado à Basílica em 2 de maio de 1914.

Diversas iniciativas estão sendo organizadas pela Diocese de Constantina por ocasião do centenário da basílica dedicada ao grande Padre da Igreja, construída na colina que dá para as ruínas de Hippo Regius, cuja cátedra Agostinho ocupou de 395 a 430. O Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, presidirá a Missa solene em 2 de maio, dia do aniversário, às 10h30min.

Às 14h30min do mesmo dia, o Cardeal Tauran participará de uma conferência sobre diálogo inter-religioso, da qual também tomará parte o escritor argelino Abderrazek Bensalah. Para o dia 3 de maio está programada uma visita ao sítio arqueológico das ruínas de Hipona e a inauguração do órgão da Basílica de Santo Agostinho, recém restaurado.

“Santo Agostinho nos convida a segui-lo no encontro com Aquele que sempre nos espera no íntimo de nós mesmos”, escreveu Dom Desfarges no editorial do jornal ‘L’Écho du diocèse de Constantine et d’Hippone’, datado de 15 de abril, recordando o centenário da Basílica. “Santo Agostinho não pertence somente aos cristãos – prosseguiu o prelado – mas pertence a todos os argelinos, orgulhosos de seu antepassado e que, ao visitar a Basílica, vêm de qualquer maneira encontrá-lo, para conhecê-lo melhor e nutrir-se de alguma de suas palavras que possam falar ao coração de qualquer um que tenha sede de Deus”.

Pensador universal, o filósofo de Tagaste pertence também àqueles que buscam a verdade, acrescentou o Bispo de Constantina, que sublinha como, mesmo na diversidade, somos todos peregrinos na busca do sentido. “Peregrinos do encontro – concluiu Dom Desfarges – celebraremos a Igreja do encontro abrindo-nos ao imprevisto do encontro. As fronteiras da Igreja são as da caridade”. (JE)

Fonte: News VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...