sábado, 5 de novembro de 2011

"Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte." [João 20,7]

As Provas da Veracidade do Santo Sudário de Turim através da Ciência


'La Santa Sindone', pintura do século XVIII atribuída a Giovanni Batista Tiepolo
"Após inúmeras controvérsias e testes anulados, o próprio inventor do método, Dr. Libby, se negou a utilizar o Carbono 14 na datação do Santo Sudário. A última comprovação foi feita em 1995, quando o cientista russo Dimitri Kouznetsov demonstrou experimentalmente os efeitos do incêndio de 1532 sobre a quantidade de Carbono 14 no Linho, datando-o então no século I d.C."

*O Santo Sudário é o pano de linho puro, que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, antes que este tenha sido levado ao Santo Sepulcro. Mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura. Encontra-se hoje na cidade de Turim, na Itália. No tecido encontramos manchas de sangue humano, com as marcas do flagelo e suplício sofridos por Jesus de Nazaré. Este pano é a prova maior da existência de Cristo e do que este sofreu.

Após a fotografia tirada do Santo Sudário em 1898, ficou mais fácil estudá-lo à luz da ciência, devido à nitidez da figura de frente e de costas. E desde então tem se discutido o assunto sem o apoio exclusivo da Fé, facilitando assim a aceitação por qualquer ser humano, de qualquer raça ou religião. É, sem dúvida, uma Relíquia que tem muito a esclarecer sobre a História da Humanidade.

A Ciência vem estudando o Santo Linho há vários anos. Equipes interdisciplinares harmoniosas e livres, ao estudarem o Sagrado Linho, têm a impressão que é a descrição figurada dos Evangelhos. O mistério que cerca o Sudário exige muita humildade, pesquisa e estudos sinceros, pois a responsabilidade é grande. Dos inúmeros estudos realizados, podemos citar 5 de grande importância:
*Foto com a inversão positivo-negativo
*Grupo STURP
*Carbono-14
*Moedas sobre as pálpebras
*Sangue humano no tecido

A Foto com a inversão positivo-negativo:
Em 1898, o fotógrafo Secondo Pia fotografou, pela primeira vez, o Santo Sudário. E desta forma, o grande segredo do mesmo foi revelado: o aparecimento de um corpo humano. Pia foi o primeiro homem a contemplar a figura de Jesus Cristo depois de dezenove séculos. Já com recursos mais aprimorados, em 1931, o Santo Sudário voltou a ser fotografado por Giuseppe Enrie. Pôde-se estudar então os ferimentos do corpo de Cristo impressos no tecido. Entretanto, algo de muito curioso ocorreu. Ao ser revelada a fotografia, apareceu no negativo a figura de um homem de frente e de costas. Esta foi a primeira inversão negativo-positivo de uma fotografia. As manchas de sangue são claramente positivas na chapa, imagens normais. Deu-se a impressão de que as marcas foram feitas por contato direto. O mais importante desse estudo é a revelação não somente da forma, mas da expressão, do conteúdo espiritual. O rosto semita, que apesar das chagas tem um ar de majestade serena e com uma expressão de dever cumprido.



O Grupo STURP:
Este grupo era formado por 40 cientistas americanos, especializados nas mais diversas áreas: biologia, genética, química, física, entre outras. Os diversos estudos e testes realizados comprovaram em vários aspectos a autenticidade do Santo Sudário, e os resultados foram oficialmente divulgados após a reunião de encerramento, convocada em maio do ano 1981, em Nova Londres. Apenas um dos componentes do grupo afirmou que o Sudário era uma falsificação, Walter McCrone, mas seu embasamento teórico era falho e este sequer compareceu às reuniões para defender sua tese. Enfim, o Grupo STURP foi fundamental para precisar a veracidade do sangue humano encontrado no Sudário e, sendo assim, a Vida e a Morte de Cristo.

O Carbono-14:
O Carbono-14 (C-14) é um método científico descoberto pelo Dr. Willard Libby, que busca datar a idade de materiais como o tecido através da quantidade de partículas de Carbono-14 encontradas no mesmo. Isso é possível porque os átomos de Carbono-14, que são radioativos, surgem na atmosfera da terra quando os raios cósmicos reagem ao nitrogênio do ar, e são absorvidos por plantas como o linho, material do Santo Sudário. A cada 5.700 anos a quantidade de Carbono-14 no tecido cai pela metade e, utilizando-se de métodos químicos e matemáticos torna-se possível datar a idade do material em questão. No caso do Santo Sudário, no entanto, este teste só veio trazer mais dúvidas. O primeiro resultado situou o linho no período de 1260-1390 d.C. Este disparate que negava a existência de Jesus Cristo ocorreu porque os cientistas não levaram em consideração os incidentes ocorridos com o Santo Linho, como os incêndios de 1516 e 1532, que podem ter reduzido a quantidade de C-14 no tecido, alterando a datação em até 600 anos! Após inúmeras controvérsias e testes anulados, o próprio inventor do método, Dr. Libby, se negou a utilizar o C-14 na datação do Santo Sudário! A última comprovação foi feita em 1995, quando o cientista russo Dimitri Kouznetsov demonstrou experimentalmente os efeitos do incêndio de 1532 sobre a quantidade de C-14 no Linho, datando-o então no século I d.C!


As Moedas sobre as pálpebras:
A partir da análise das fotos feitas do Santo Sudário, três cientistas da NASA, com poderosos amplificadores microscópicos, puderam detectar a presença de duas pequenas moedas, uma sobre a pálpebra do crucificado e outra mais abaixo. Com um estudo aprofundado e o auxílio da mais alta tecnologia, pode-se afirmar serem as moedas dos anos de 26 a 36, cunhadas por Poncius Pilatos em homenagem à sua mãe. Este fato comprova a história de Cristo e ajuda profundamente a situar o Santo Sudário na época correta. Estudos realizados por Mario Moroni confirmam a existência destas moedas no tempo de Pilatos.

Sangue humano no tecido:
Os responsáveis pelos estudos de sangue no Sudário são John Heller e Baima Bollone, que comprovaram a presença de hemoglobina, ferro, proteínas, porfirina, albumina e sangue tipo AB, fator RH positivo na trama do Linho. Esta comprovação anula a hipótese de que a imagem possa ter sido feita por um artista, pois nem mesmo o mais perfeccionista dos pintores plásticos seria capaz de utilizar pelo menos 5 litros de sangue humano e, a pinceladas, constituir a imagem que é vista no Sudário. Além disso, o linho possui diversas camadas, e o estudo do sangue existente nas fibras comprova ter sido este absorvido pelo contato, pois nem todas as camadas estão impregnadas. Isto seria impossível de conseguir se fosse uma fraude.

"Um homem de, aproximadamente 1,80 m de altura, 78 Kg de elegância e majestade. Cabelos longos, ligeiramente ondulados, divididos ao meio e trançados nas costas, da cor do vinho dita por Publius Lentulus. Testa altiva, sem rugas, olhos grandes, cílios longos, malares [maçãs do rosto] proeminentes, bigode dividido ao meio, boca perfeita, barba aparada, nariz semita, músculos peitorais desenvolvidos, ombros arredondados, braços fortes, mãos grandes, corpo com músculos definidos, sem gorduras localizadas. Do ponto de vista plástico, é perfeito."

A partir dos estudos da Mortalha, ficou possível esclarecer com exatidão quais foram os tipos de torturas sofridas por Jesus, e que marcas estas deixaram em seu corpo. Este estudo é totalmente científico e técnico, e busca compreender até que ponto um ser humano pode suportar a dor e o sofrimento agonizante, até por fim, deixar que o último suspiro de vida se vá. Destacamos aqui cinco das principais marcas:

Jesus apanhou com um instrumento denominado "Flagrum", de origem romana. Este instrumento é bastante semelhante a um chicote de três tiras, que possuem em cada extremidade duas bolinhas de chumbo. Recebeu mais de cem chicotadas, mesmo sendo a lei limitada a trinta e nove apenas. Esta agressão foi feita antes de Jesus ser encaminhado para a cruz, e deixou cortes profundos por todo o seu corpo.

A Coroa foi feita com uma planta tipo "Zizifus Spina", da família das Ramináceas e foi colocada na cabeça de Jesus e enterrada por pauladas. Mais de 70 espinhos perfuraram a cabeça de Jesus, provocando sérios sangramentos e hematomas.

Jesus carregou, sobre os ombros, o 'Patíbulo' [tronco horizontal da Cruz]. No Calvário, deitaram-no ao chão sobre a madeira e o pregaram com cravos nas mãos. Estes perfuraram o carpo, uma das três partes que compõem a mão, penetrando no chamado 'Espaço de Destot'. não houve fratura de nenhum osso.

Um único cravo grande perfurou os dois pés de Jesus e atingiu a madeira, chamada de Stipes [tronco vertical da Cruz]. Jesus no Santo Sudário mostra, pela rigidez cadavérica, um pé sobre o outro. O cravo passou entre o segundo e o terceiro metatarso.

Após Jesus ter morrido, um soldado, no intuito de certificar-se do fato, desferiu um golpe de lança, que transpassou-lhe o lado direito do Corpo, atingindo o Coração. Da ferida escorreu Sangue e Água [Cf. João 19,31-34). A lança perfurou vários órgãos, deixando uma ferida de aproximadamente 5 cm na pele de Jesus.
 A gravura no "Manuscrito Húngaro de Preces"
A Cronologia do Santo Sudário:

O Santo Sudário, no início, ficou sob os cuidados de Maria Santíssima; depois, dos apóstolos. No século II falou-se de um Santo Linho, venerado em Edessa [hoje Urfa, na Turquia]. Durante muito tempo, falou-se do Sudário de Edessa, mas somente no terceiro século, depois da ascensão do rei Constantino, de Roma, filho da rainha Helena [Canonizada Santa Helena], os Cristãos puderam professar sua fé, pois, até então, eram mortos ou sacrificados ao rezar ou falar de Jesus!

Uma das primeiras representações do sudário de Edessa, do século IX

Um breve resumo das viagens e fatos mais importantes do Santo Sudário:

436 - Em Costantinopla, a Imperatriz Pulquéria fez construir a Basílica de Santa Maria dos "Blachernes", onde iria depositar os panos mortuários de Jesus, recentemente descobertos [Documento escrito por Nicéforo Calixto em sua História Eclesiástica].

525 - Em Edessa descobriram uma imagem do Rosto de Cristo. Da imagem 'querupita' diziam: "não foi feita por mão humana". O rosto impresso no mandilhom de Edessa era semelhante ao que temos no Sudário.

787 - No II Concílio de Nicéia apresentou-se o argumento principal em defesa da legitimidade do uso de imagens sagradas contra as teses dos 'iconoclastas'. Essa fase foi utilizada como protótipo de todas as imagens de Jesus, como fonte principal, até hoje. Numa das imagens contaram 250 pontos de congruência quando superposta ao Sudário.

944 - A imagem foi transladada de Edessa para Constantinopla [hoje Istambul] onde foi desdobrada, podendo ver o corpo inteiro da figura humana.

1147 - Luís VII, Rei da França, durante sua visita a Constantinopla, venerou o Sudário ali custodiado.

1171 - Segundo Guilherme de Tyr, o Imperador grego Manuel I, mostrou ao Rei Amaury de Jerusalém, as relíquias da paixão: lança, cravos, esponja e a coroa de espinhos que ele conservava na capela do "Bucoleon". A Mortalha estava em "Blachernes", segundo Roberto de Clari.

1204 - Durante a ocupação de Constantinopla pelos Cruzados, muitas Relíquias dispersaram-se. Existem testemunhos escritos do Cruzados que dizem haver visto o Sudário do Senhor.

1353 - O Sudário caiu nas mãos de Godofredo de Charny, em Lirey [França]. A partir desse momento, a permanência do Santo Linho no Ocidente está rigorosamente documentada.

1453 - O Sudário passou a ser propriedade do Duque Luiz de Sabóia, que O levou para Chambéry [França], a capital de seus domínios.

1502 - Ficou custodiado dentro de uma urna de prata colocada sobre uma gruta escavada no muro da Sacristia da 'Santa Capela Gótica', em Chambéry, expressamente erigida, cujas paredes de pedra estão revestidas e decoradas. A Igreja passou a ser chamada de 'Santa Capela' por ser a mais antiga da França a guardar Relíquias de Jesus.

1532 - Na noite de 3 para 4 de dezembro, ocorreu um incêndio no coro-sacristia da 'Santa Capela'. A arca de prata que continha o Santo Sudário dobrado, teve um lado incendiado pela alta temperatura e uma gota do metal fundido da tampa perfurou as várias dobras do Santo Linho.

1578 - No dia 14 de setembro, o duque Manoel Felisberto translada o Santo Sudário para Turim, para o encontro com o Arcebispo Carlos Borromeu [canonizado São Carlos Borromeu],  que havia decidido dirigir-se a pé, de Milão à Chambéry para venerá-lo, devido à promessa feita pelo fim da peste de 1576. Na catedral de São João, desde essa data, o Santo Sudário está guardado, em Turim, na Itália. De lá, poucas vezes saiu, conforme veremos nas datações. 

1694 - O Sudário foi colocado na chamada 'Capela da Síndone', iniciada em 1657, com o dinheiro arrecadado em sua sepultura por desejo de testamento do próprio Manoel Felisberto. O Projeto da Capela foi feito por B.Quadri, mas só terminou com outro projeto, o de Guarino Guarini. O Sudário ficou no Altar que tinha duas faces.

1898 - Foi feita a ostentação do Santo Sudário em comemoração ao 50º aniversário do Estatuto concedido pelo rei Carlos Alberto em 1848, 4º Centenário da construção da atual Catedral de Turim, 3º Centenário da fundação da 'Confraternidade do Santo Sudário' e da 'Confraternidade de São Roque', 1500º aniversário de um Concílio celebrado em Turim. Ficou exposto de 25 de março a 2 de junho de 1898. Durante a ostentação, o Sudário foi fotografado por Secondo Pia no dia 28 de maio, pela primeira vez. O resultado foi surpreendente, apresentando a figura, em negativo, de um homem de corpo inteiro de frente e dorso. 

1933 - Ostentação em comemoração ao Ano Santo Extraordinário, proclamado na ocasião do XIX Centenário da Redenção. Ficou exposto de 24 de setembro a 15 de outubro de 1933, atendendo ao desejo do Papa Pio XI. Aproveitaram para um exame de autenticidade fotográfica feita por Enrie em maio de 1931. Foi confirmada a extraordinária imagem sindônica.

1939 a 1946 - O Santo Sudário, para ser protegido da Segunda Guerra Mundial, foi secretamente transferido para o Santuário de Monte Vergine, em Avellino. Chegou em 25 de setembro de 1939, depois de ter ficado custodiado provisoriamente em Roma, 18 dias na Capela do Palácio Real. Ficou no Monastério do Beneditinos de 25 de setembro de 1939 a 28 de outubro de 1946.

1978 - Ostentação de 28 de agosto a 8 de outubro. Mais de três milhões de pessoas visitaram o Santo Sudário. No dia 13 de outubro, 44 estudiosos italianos estrangeiros, durante 120 horas completas, efetuaram exames e estudos sobre o Santo Sudário. O Sudário ficou na sala do Palácio Real chamada de 'Biblioteca'.

1983 - Em 1452, Margarida de Charny, não querendo restituir o Sudário a Lirey, o havia cedido ao Duque Ludovico de Sabóia e a Ana de Chipre, sua mulher. O Sudário portanto, havia passado à Casa de Sabóia por mais de 530 anos até a morte de Humberto II, em 18 de março de 1983, quando em testamento, este o doou à Igreja Católica Apostólica Romana. O ato aconteceu no dia 18 de outubro de 1983.

1992 - Reconhecimento do Sudário para uma conservação mais adequada. No dia 7 de setembro, houve uma ostentação privada para especialistas convidados, para sugerirem intervenções adequadas a fim de garantir sua melhor conservação. Um dos estudiosos foi Nicolas Pisano. Estudaram os remendos efetuados, através da história no Sudário causados pelos incêndios e pela água.

1993 - O Sudário troca provisoriamente de Sede. No dia 24 de fevereiro de 1993, o Santo Sudário passou para a Nave Central da Catedral de Turim, atrás do altar-mor, por motivo de restauração da Capela Guariniana. 

1997 - No dia 12 de abril, um grande incêndio destruiu a Capela do Sudário, e também o Coro da Catedral de Turim, onde estava a Relíquia. Foi salvo pelos bombeiros. Dois dias depois do incêndio, a comissão para conservação do Sudário pode comprovar que o Sagrado Linho não havia sofrido dano algum.

1998 - De 18 de abril a 14 de junho, houve a 'grande ostentação' em comemoração ao 500º aniversário da consagração da Catedral de Turim e do Centenário da primeira fotografia. Milhares de pessoas visitaram o Santo Sudário. A Equipe do Dr. José Humberto Cardoso Resende teva a honra de apresentar o 'Hino ao Santo Sudário' em frente à ostentação e proferir a 'Saudação aos povos da América Latina'. Centenas de pessoas pediram graças e choraram. O Santo Sudário está guardado até hoje sob os cuidados do Cardeal-Arcebispo de Turim, Dom Giovanne Saldarini, longe do público e dos cientistas.

*LIVROS SOBRE A AUTENTICIDADE DO SANTO SUDÁRIO DE TURIM:

"O Santo Sudário, Ciência e Fé", do Dr. José Humberto Cardoso Resende,ISBN:85-86739-04-9
"Sudário de Turim: o Evangelho para o século XX", por Evaldo Alves D'Assumpção, ISBN: 85-15-00562-X.
"O Sudário do Senhor", por Manuel SOLE, ISBN: 84-271-1425-7.

PALAVRAS DO PADRE JOÃO PAULO II
NO SOLENE MOMENTO DE VENERAÇÃO

Sites Sérios com estudos verdadeiros sobre o Santo Sudário:









Você poderá encontrar mais informações sobre o Santo Sudário em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sud%C3%A1rio_de_Turim

Um comentário:

  1. Santo Sudário
    A cada leitura uma nova descoberta, é muito emocionante sentir o quanto verdadeira e emocionante é a Paixão de Cristo por nós.
    É fé a crescer, é ver pessoas céticas dobrarem o coração ao Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
    É emoção impossível de ser descrita com palavras!!!
    Cecília

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...