terça-feira, 22 de novembro de 2011

Kyrie e Glória da Missa em honra a Santa Cecília - A. Scarlatti



Kyrie e Glória da Missa em honra a Santa Cecília, para coro e orquestra, do compositor Alessandro Scarlatti (1660-1725), cujo nome verdadeiro era Pietro Alessandro Gaspari
Alessandro Scarlatti teve grande importância para a música lírica do período barroco. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da ópera séria e da ópera cômica de seu tempo e o autor é considerado o pai da escola napolitana de ópera.
As óperas de Alessandro Scarlatti são dotadas de alto nível musical e influenciaram compositores dos mais variados países. Do ponto de vista da ação dramática, porém, ficam a dever para as composições de autores que o sucederam, como Händel, Hasse e Vivaldi. As aberturas das óperas de Alessandro Scarlatti, chamadas sinfonias, consistiam geralmente de três movimentos: rápido, lento e rápido. Essa forma se tornou de grande importância na criação posterior da sinfonia clássica para orquestra.
Alessandro Scarlatti foi um compositor de extraordinário talento criativo. Sua obra compreende nada menos que 115 óperas, 150 oratórios e mais de 500 cantatas, além de composições instrumentais. A música de Scarlatti forma um importante elo entre a música vocal do início do barroco italiano do século XVII, centrada em Florença, Veneza e Roma, e a escola clássica do século XVIII, que culmina em Haydn (1732-1809) e Mozart (1756-1791).
Fonte: Wikipédia.


Várias Pinturas sobre Santa Cecília:


http://www.meloteca.com/paintings-cecilia.htm

Um comentário:

  1. Que lindo!! "Kyrie e Glória da missa em honra a Santa Cecília", que maravilha nos oportunizou o compositor Alessandro Scarlatti, através de seu magnífico dom e trabalho. Ele não se deteve nas dificuldades e abriu também portas para os demais autores que o sucederam.
    Cecília

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...