sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Laços de fé





A exposição itinerante ‘Laços de Fé’, que esteve em várias cidades do país, é uma experiência capitada pelas lentes fotográficas do Frei Ricardo Regis, e ao mesmo tempo vivida no dia a dia por milhares de fiéis que fazem votos e reforçam os laços de confiança em Deus, traz em si a temática religiosa. Segundo o artista Frei Ricardo Regis, trata-se de um trabalho colorido, animado que, através de fotos, objetos e instalações, revelam os passos de um país cheio de vida. Demonstram o lado da fé, da peregrinação, da romaria, da coragem de se aventurar pelos caminhos do desconhecido para chegar àquilo que se quer. Frei Ricardo Regis comenta: “Esta exposição vem sendo construída há mais de 04 (quatro) anos com a somatória de mostras que já percorreram 12 (doze) estados brasileiros, em 26 (vinte e seis) galerias e vários espaços institucionais. As obras revelam, por meio de imagens fotográficas, objetos e instalações com fitas coloridas, peças de madeira (ex-votos), a fé dos romeiros nordestinos que largam, num determinado período do ano, suas terras e caminham quilômetros e quilômetros, indo a pé, de carroça, de bicicleta, ônibus, pau de arara, em busca de outras terras, do seu destino final sempre a terra prometida onde pagam as suas promessas e agradecem as graças recebidas”. O Artista complementa: “Faço uma comparação, entre o povo da bíblia, do Israel antigo que suplicava a Javé (Deus) por milagres, com o povo de hoje (aqui) revelado através da fotografia contemporânea. Acredito que o caminho para o Céu é percorrido pelo encontro da beleza que se pode vislumbrar ao longo da caminhada”.


O artista capta cenas cotidianas de romeiros vindos de todas as regiões, especialmente do nordeste brasileiro, seja de ônibus, pau-de-arara, bicicleta, carroça ou a pé, em busca de esperança e fé, mostrando a paisagem como um todo, sem cortes, como se passam os fatos e os movimentos. “Fotografia é o registro real do momento ideal captado pelo observador. É preciso um olhar atento, antenado, aguçado e autêntico, captando dessa forma o que quer na íntegra”, explica o Frei Ricardo Régis.

A arte de Frei Ricardo Régis iniciou através da pintura e mais tarde concretizou-se a partir de registros fotográficos desses momentos de fé, aliando-se, inclusive, a ex-votos, incorporando-os como um de seus meios de expressão. Seu estilo se constrói a partir da fé, do registro da mesma. O artista já recebeu três prêmios e já realizou 60 exposições pelo Brasil, dividindo seu tempo entre a vocação religiosa e a Arte, grande paixão.



Pe. Frei Ricardo Regis, natural de Juazeiro do Norte, CE. Pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província São Francisco das Chagas do CE-PI. Fotógrafo, Escritor e Artista Plástico. Formado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Atua como Pároco da Igreja de São Benedito em Teresina - PI.

Contato: regisricardo@zipmail.com.br
ricardoregis@zipmail.com.br (85) 8801 8534 / (86) 3222 2667


Textos: http://180graus.com/cultura/exposicao-fotografica-destaca-fe-e-religiao-pelas-lentes-de-um-padre-408121.html


e: http://yapoarte.blogspot.com/2011/07/vernissage-neste-sabado-lacos-de-fe-e.html







Imagens: http://www.flickr.com/people/ricardoregis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...