sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vaticano apresenta mostra sobre a Igreja da Sagrada Família de Gaudí

A Basílica da Sagrada Família vista de dentro
 
Vaticano, 24 Nov. 11 / 09:12 pm (ACI/EWTN Noticias)

O Arcebispo de Barcelona (Espanha), Cardeal Lluís Martínez Sistach, apresentou esta manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé a exibição "Gaudí e a Sagrada Família de Barcelona. Arte, ciência e espiritualidade", que estará exposta no Vaticano de 24 de novembro a 15 de janeiro de 2012.

O Cardeal -que também é Presidente da Fundação Junta Construtora da Sagrada Família-, apresentou a mostra junto ao Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi; o Co-organizador da obra, Joan Rigol; o Presidente Honorário da Fundação Joan Maragall, Antoni Matabosch; o Delegado da Mostra, Giralt-Miracle, e a representante da Agência Ação Cultura Espanhola, Cecilia Pereira também estiveram presentes.

A mostra albergará numerosas fotografias e peças que reproduzem da obra do célebre arquiteto Antonio Gaudí.

Em novembro do ano passado, o Papa Bento XVI visitou a Basílica da Sagrada Família de Barcelona para sua dedicação e fazer deste templo -máxima expressão do estilo modernista-, o símbolo da nova evangelização na Europa.

O Cardeal Sistach, explicou que naquela ocasião, o Santo Padre "ficou maravilhado ante a contemplação do interior do Templo". E neste último ano, três milhões e meio de visitantes "compartilharam o mesmo sentimento".

Ele indicou que Gaudí, através da Sagrada Família, pôs sua criatividade artística ao serviço dos valores de transcendência e de espiritualidade expressos na fé cristã, e por isso, "toda a Sagrada Família é uma catequese esculpida em pedra".

"A Igreja contribuiu que um modo essencial à configuração da cultura e da arte como expressão dos valores espirituais da comunidade de pessoas", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...