terça-feira, 22 de novembro de 2011

Obras de reforma do Museu de Arte Sacra de Oeiras estão paralisadas

Pelo projeto original, será restaurado todo o prédio do Museu de Arte Sacra de Oeiras



Com previsão de término para o mês de outubro de 2011, as obras do Museu de Arte Sacra de Oeiras estão paralisadas.

A intervenção faz parte do Programa Monumenta, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e procura recuperar e preservar o patrimônio histórico e permitir o desenvolvimento econômico e social. A obra integra o planejamento estratégico da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) para 2011 e sua realização é mediante um investimento de cerca de R$ 270 mil.
Pelo projeto original, será restaurado todo o prédio do Museu de Arte Sacra de Oeiras, e ainda contemplará a luminotécnica da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. A sua restauração não é a primeira intervenção do Programa Monumenta em Oeiras. Pelo programa já foram restaurados o Cine Teatro, Café Oeiras, Sobrado Major Selemérico, as capelas dos Passos da Paixão de Cristo e as Praças Mafrense e 24 de Janeiro, e foi feita também a remoção do asfalto do Centro Histórico da cidade.
Construído no século XIX, o Museu de Arte Sacra de Oeiras possui um acervo composto por imagens de madeira dos séculos XVIII, XIX e XX, varas de pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas, além de objetos dos bispos que passaram pela Diocese de Oeiras.
Fonte: 180 graus

Um comentário:

  1. Oi, a paz de Jesus!
    Meu amigo, amei todo esse seu trabalho de pesquisa, arte e dedicação!
    Parabéns!
    Fica na paz!
    Regina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...