sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Frei Galvão – Arquiteto"




Poucos conhecem a atividade de frei Galvão – o primeiro santo brasileiro – como exímio arquiteto, taipeiro e mestre de obras. A Igreja do Mosteiro da Luz e a capela do largo de São Francisco, em São Paulo, são dois de seus projetos mais relevantes. Este livro trata do Mosteiro da Luz e sua importância para o urbanismo paulistano. Com rica iconografia e ampla documentação fotográfica, o livro: Frei Galvão – Arquiteto mostra episódios importantes da história da arquitetura paulista.

Sumário
Frei Galvão: Arquiteto Paulista
Mosteiro de Nossa Senhora da Luz: Origens
Uma Imagem em São Paulo
Muros que Resistem ao Tempo
Igrejas de Planta Octogonal
Um Precioso Documento Arquitetônico
Implantação do Edifício
Retábulo de Nossa Senhora da Luz
Um Documento – O Risco
Bibliografia
Autor: Benedito Lima de Toledo
BiografiaBenedito Lima de Toledo é arquiteto, professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP.




Frei Galvão, padroeiro dos que trabalham na construção civil
Frei Galvão dedicou 48 anos de esforços contínuos para construir o Mosteiro da Luz (igreja e convento), declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1988. Construiu também o Mosteiro de Sorocaba. Consta que, nesta grande obra, ele foi o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e, por vezes, o operário. Por todos esses feitos, ele foi declarado padroeiro dos trabalhadores na construção civil.

O convento da Luz é obra exclusiva de Frei Galvão. Foi ele o único diretor da construção e continuamente assistia aos serviços, auxiliando com suas próprias mãos. Se Frei Galvão destaca a Providência Divina como autora da obra, isto prova a sua confiança inabalável em Deus, mas de modo nenhum limita o seu empenho pessoal na realização. A construção da casa era possível a custo de muito trabalho e penosas viagens para angariar colaborações.

O Servo de Deus possuía uma confiança sem limites na Providência Divina, e sua coragem e espírito de sacrifício eram iguais à sua confiança. Na construção do Mosteiro da Luz, Frei Galvão mesmo pôs suas próprias mãos à obra e convidou as irmãs para que elas fossem as primeiras a tomar a enxadinha para abrir os alicerces do novo convento
.”

(Fonte: Canonização do servo de Deus Frei Galvão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...