quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Indutora de fluxo de pessoas - Igreja São Benedito em São José dos Campos




 Técnicos do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) participaram na manhã da quarta-feira, 10/11, de uma reunião em São José dos Campos, que discutiu a restauração da Igreja São Benedito.

O encontro serviu para sanar dúvidas dos empreiteiros e para o órgão estadual poder acompanhar o andamento do projeto. Além dos profissionais do Condephaat, estiveram na reunião técnicos da Secretaria de Obras e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo(FCCR).

As obras de restauro da Igreja de São Benedito serão realizadas até agosto do ano que vem, com valor de R$ 1,3 milhão. O projeto prevê uma reforma completa, incluindo paredes, forros e altares.

A Igreja de São Benedito começou a ser construída em 1870, com recursos de festas e quermesses em louvor ao "Santo Preto". A igreja foi inaugurada, em 1876 e, em 1933, transformou-se provisoriamente em Matriz.

Foi tombada pelo Condephaat em 25 de julho de 1980. A preservação do edifício foi determinada pela Lei Municipal nº 3143/86, de 9 de junho de 1986. Atualmente, o prédio não é utilizado como templo religioso, transformando-se no Centro Cultural Igreja de São Benedito.



Notícia do dia 10/11/2010. http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/planejamento_urbano/noticia.aspx?noticia_id=8451






 Matéria de 20/11 do Jornal O Vale


Patrimônio histórico localizado no centro de São José, a Igreja São Benedito será entregue à população na próxima sexta-feira, dia 25/11. O espaço será transformado em um centro cultural.
Entre outras atividades, o templo poderá ser utilizado para a apresentação de corais, exposições e para o desenvolvimento de oficinas culturais de uso frequente e regular, incluindo aulas após as 18 horas, voltados para música instrumental, canto, artes plásticas e artes cênicas.
A intenção, segundo o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) de São José, que desenhou o projeto da nova Igreja, em parceria com a prefeitura, é que a edificação seja mais uma indutora de fluxo de pessoas ao centro no período noturno.
Centro vivo.

A Igreja São Benedito está incluída no projeto Centro Vivo, que prevê a revitalização do centro. 


Fotos: http://saojosedoscamposminhaterraminhavida.blogspot.com/2010/03/igreja-sao-benedito-de-sao-jose-dos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...