quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Município de Apucarana - PR lamenta morte de autor da pintura interna da Catedral

O trabalho retrata anjos brancos, negros, índios e asiáticos
DA REDAÇÃO, em Tribuna do Norte

A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana, através da professora Maria Agar Borba Ferreira, comunica – ao mesmo tempo em que lamenta profundamente - o falecimento do artista plástico Joaquim Henrique de Aragão. Conhecido internacionalmente, com exposições na Itália e na Suíça, Henrique de Aragão é autor de centenas de obras que estão espalhadas por igrejas e espaços públicos do norte do Paraná.

Entre as obras, está a pintura interna da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Localizadas ao fundo do altar, as pinturas retratam a ascensão de Cristo, aliando o clássico e o moderno. O trabalho retrata anjos brancos, negros, índios e asiáticos, representando todas as etnias e ressaltando a perspectiva de uma igreja inclusiva. A obra é considerada a maior pintura artística em parede dentro de um templo católico no Estado do Paraná.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 1931, manifestou seu talento artístico ainda na infância, desenhando histórias em quadrinhos com tijolo, telha e carvão pelas calçadas e muros da cidade. Iniciou sua formação artística em Recife, depois aperfeiçoada na Europa. De volta ao Brasil, viveu em São Paulo e, desde 1965, escolheu Ibiporã para dar continuidade à sua arte.

“Escultor, pintor, desenhista, dramaturgo, poeta e animador cultural, Aragão desenvolveu trabalho que o fez ser reconhecido como um dos grandes renovadores da arte sacra nacional”, ressalta Maria Agar. Além da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, outros trabalhos de Aragão podem ser vistos em igrejas como a Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã; Sagrados Corações, em Londrina; São Francisco de Assis, em Maringá; Nossa Senhora Aparecida, em Abatiá; e na Capela do Seminário São Vicente Palotti, em Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...