terça-feira, 18 de agosto de 2015

Iniciada em Roma a restauração da 'Escada Santa'


Escada Santa

Roma (RV) - É um dos lugares de peregrinação mais concorridos de Roma devido ao seu significado histórico, mas sobretudo, por seu grande valor espiritual. Trata-se da 'Scala Santa', a escada por onde, segundo a tradição,  passou Jesus antes de sua condenação à morte. O Santuário se encontra na Cidade Eterna, muito perto da Basílica de São João de Latrão, e no mesmo lugar onde se encontra uma capela dedicada a São Lourenço.
Nos últimos dias tiveram início os trabalhos para sua restauração, tal como já se fez com a capela de São Lourenço. “Já está terminada a capela de São Lourenço. A seguir, em duas fases, restauraremos a escada. Em primeiro lugar, todas as escadas laterais e, finalmente, a escada principal e as escadas de mármore que a mãe de Constantino, Santa Helena, trouxe de Jerusalém no século quarto”, comentou para a Rome Reports o Padre Mark Haydu, da organização Patrons of the Arts dos Museus Vaticanos, instituição responsável pelos trabalhos de restauração.
Este processo de restauração de todo o Santuário começou há dois anos, cumprindo-se a etapa da capela de São Lourenço, cuja reinauguração ocorreu em junho. “Quando entrei para rezar nesta capela restaurada senti a alegria de celebrar na capela restituída à sua luz, à sua beleza: é como se, de algum modo, alguém se sentisse entre o céu e a terra”, comentou naquela ocasião o Padre Francesco Guerra, Reitor do Santuário da 'Scala Santa' em entrevista à Rádio Vaticano.
De acordo com a tradição, a Escada Santa foi trazida para Roma desde Jerusalém pela mãe do imperador Constantino, que no ano de 326 encarregou seu translado a partir do pretório de Pilatos até a Cidade Eterna, e assim conservar aqueles santos degraus por onde passou Jesus no dia de sua condenação à morte.
Foi precisamente por este imenso valor espiritual que o Papa Sisto V, entre os anos de 1586 e 1589, mandou construir o atual Santuário da 'Scala Santa', situando-a como acesso ao 'Sancta Sanctorum', primeira capela privada dos Papas construída em 1277, onde se custodiavam as relíquias mais preciosas da cristandade.
Hoje o 'Sancta Sanctorum' é o ponto final da Escada Santa e nela se conserva uma antiquíssima imagem de Jesus Redentor chamada "arquetípica", quer dizer, que não foi pintada por mão humana. Ao mesmo tempo uma tradição popular diz que a pintura é do Evangelista Lucas que foi ajudado por um anjo para esta bela obra.
Os trabalhos para a restauração contam com a contribuição dos mesmos peregrinos que apoiaram a campanha "Salvem a Escada". Com esta iniciativa, além de outras contribuições, já se restauraram os afrescos da capela de São Lourenço, que são um importante patrimônio artístico do lugar.
Agora os peregrinos deverão esperar que se concluam os trabalhos de restauração para poderem subir pela 'Scala Santa'; um caminho que se faz de joelhos e pelo qual passaram também vários pontífices, como o Papa Pio IX. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...