quarta-feira, 18 de outubro de 2023
São Lucas
São Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás) é, segundo a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos — o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos médicos e artistas, segundo a Igreja Católica. É celebrado no dia 18 de outubro.
Chamado por Paulo "O Médico Amado" (Colossenses 4:14), pode ter sido um dos cristãos do primeiro século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos.
Vida
Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga.
A primeira referência a Lucas encontra-se na Epístola a Filemon de Paulo de Tarso, no versículo 24. É mencionado também na epístola aos Colossenses, 4:14, bem como na segunda epístola a Timóteo 4:11. A segunda menção mais antiga a Lucas encontra-se no "Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas", um documento que já foi datado do século II, mas que recentemente já é considerado como do século IV. Contudo, Helmut Koester defende que o seguinte excerto – a única parte preservada do documento original, em grego – pode ter sido escrito, realmente no século II:
“ Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. ”
Alguns manuscritos afirmam que Lucas morreu em Tebas, capital da Beócia. Todas estas referências parecem indicar que Lucas terá, de fato, seguido Paulo durante algum tempo.
Tradições mais tardias desenvolveram-se a partir daqui. Epifânio de Salamina assegura que Lucas era um dos Setenta Discípulos (Panarion 51.11), e João Crisóstomo refere que o "irmão" referido por Paulo na segunda epístola aos Coríntios, 8:18 ou é Lucas ou é Barnabé. J. Wenham assevera que Lucas era "um dos Setenta, um dos discípulos de Emaús, parente de Paulo e de Lúcio de Cirene." Nem todos os académicos têm tanta certeza disso como Wenham.
Outra tradição cristã defende que foi o primeiro iconógrafo, e que terá pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo. É por isso que, mais tarde, as guildas medievais de São Lucas, na Flandres, ou a Accademia di San Luca ("Academia de São Lucas") em Roma - associações imitadas noutras cidades europeias durante o século XVI - reuniam e protegiam os pintores.
terça-feira, 17 de outubro de 2023
PUC-Campinas recebe escultura doada ao Museu de Arte Sacra

Equipe do Museu Universitário cuidará do processo de higienização e conservação do bem
O Museu Universitário da PUC-Campinas, que faz a gestão do acervo do Museu de Arte Sacra de Campinas, recebeu na manhã do dia 11 de outubro a doação de uma imagem de São José de Botas pelo Padre Luiz Roberto Di Lascio. A peça foi recebida pela Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior na Reitoria.
A equipe do Museu Universitário, que terá a guarda e manutenção preventiva da escultura, cuidará do processo de higienização e conservação do bem e a documentação de entrada no acervo do Museu de Arte Sacra.
A imagem com cerca de 86 cm de altura, de madeira, foi doada ao Padre Luiz pela Sra. Eloá Quadros, esposa do ex-presidente e ex-prefeito de São Paulo Jânio Quadros, quando em visita a paróquia Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo, da qual era pároco entre 1985 e 1986.
Ela representa uma figura masculina, de pé, frente com corpo levemente inclinado à direita, cabelos curtos e escuros em mechas com movimentos para trás. É uscultura em madeira, policromada, dourada e com florões. Compõem o conjunto a figura do Menino Jesus (20cmX11cm), também em madeira policromada, e o bastão (70 cm), com acabamento fazendo alusão a flor do lírio, em uma das pontas.
A escultura, possivelmente de origem portuguesa dada à sua estrutura estilística (barroco), pode ser datada do século XIX. Possui boa estrutura, sem percepção visível de contaminação por cupim, traça ou outros insetos, mas necessita de intervenção de restauro para sua leitura visual e estética.
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
“Santos Devocionais
Nesta terça-feira (17), às 10h, no Centro de Memória acontece a Inauguração da Exposição “Santos Devocionais”, de Regina Pimentel. Com entrada gratuita e livre para todo o público.
O propósito da exposição é levar ao público o conhecimento em arte sacra por meio do Projeto “Santos e Devocionais Populares”, proporcionando a oportunidade de conhecer os santos e devocionários no mundo todo, as devoções, a representação na cultura do folclore, e homenageando a padroeira do Brasil, N. Senhora da Conceição Aparecida. É vivenciar o mundo de forma simples na vida de santos ou através das pessoas que existiram e deram exemplos com suas vidas.
Selma Fernandes, Diretora do Patrimônia pontua: “Regina Pimentel, artesã autodidata, vem ao longo dos anos aprimorando sua técnica em trabalhos voltados para a arte religiosa. De forma singela a artista reproduz através da arte de moldar a argila, a expressão de sua fé em cada detalhe.”
Sobre a artista – Artista plástica autodidata e fotógrafa amadora, desde 2016 vem desenvolvendo projetos com argila e participando de várias exposições, inclusive virtuais.
Confira a programação:
- Data: 17/10 às 10h
- A exposição se estende até Dezembro e a visitação pode ser feita das 9h às 16h30
- Local: Centro de Memória (Rua Alfredo Schurig, 300)
- Entrada livre e gratuita para o público
Música sacra: uma nova ideia de beleza

As novas gerações vivem uma era de grande incerteza devido aos “falsos ideais” que diariamente são veiculados através da moda e dos meios de comunicação de massa. As redes sociais, em particular, apresentam-se como um palco para expor os seus sucessos, os seus afetos e os seus bens.
A percepção dos usuários é distorcida, pois tendem a acreditar que a vida dos outros é mais gratificante e satisfatória do que a sua, acabando por se tornar vítimas do chamado “Perfeccionismo”. Este mecanismo tende a aumentar o sentimento de frustração nos jovens , que tentam alcançar um ideal de perfeição, que na realidade é inacessível.
A maioria dos influenciadores, especialistas em moda ou beleza, mostram-se aos usuários com corpos marmorizados e sorrisos radiantes, utilizando filtros e aplicativos que modificam sua aparência e características. Os jovens, seguindo esses modelos, aspiram a uma ideia de beleza inatingível, perdendo sua singularidade peculiar.
65ª Semana Internacional de Música Sacra em Monreale
De 14 a 22 de outubro de 2023, a Catedral de Monreale acolherá o Festival Internacional de Música Sacra, promovido e organizado pela Região da Sicília - Departamento de Turismo, Desporto e Entretenimento. O evento promove uma alternativa à cultura dominante , em que a beleza não responde aos cânones socioculturais ditados pela moda e pelas redes sociais, mas sim à dimensão elevada e universal do Sagrado que, na composição musical, se torna um "presente para todo ouvido e todo coração que escuta."
O Arcebispo de Monreale Gualtieri Isacchi citou o diretor da orquestra Krzysztof Eugeniusz Penderecki, segundo quem a música sacra é uma oportunidade para escapar das ideias da cultura dominante. O compositor acredita que os textos da grande tradição religiosa representam um património literário infinito no qual se inspirar .
A 65ª Semana Internacional da Música Sacra acolherá a Orquestra Sinfónica da Sicília, a Academia de Música Antiga, o Coro do Teatro Massimo de Palermo, a Orquestra Infantil Massimo e a Orquestra Juvenil Massimo. Se apresentarão músicos renomados, entre eles: o maestro Ton Koopman, a soprano Pretty Yende, o violoncelista Mario Brunello e o maestro e violinista Sergej Krylov.
Segundo afirma a Conselheira Regional de Turismo Elvira Amata, o Festival representa a oportunidade de atrair milhares de turistas à prestigiada Catedral de Monreale e de difundir um novo ideal de beleza .
Fonte: BlogSicilia
MUSEU DE ARTE SACRA REALIZA LANÇAMENTO E ENTREGA DE LIVRO COMEMORATIVO PELOS 300 ANOS DA CATEDRAL DO PILAR

Na tarde da última segunda-feira, dia 09 de outubro, aconteceu no Museu de Arte Sacra, em São João del-Rei, o lançamento e entrega do livro “Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João del-Rei – 300 anos”, organizado pelos pesquisadores André Guilherme Dornelles Dângelo, Vanessa Borges Brasileiro e Carlos Magno de Araújo. O trabalho é fruto de anos de pesquisa sobre a importância religiosa, histórica e artística da Catedral, Igreja-Mãe da Diocese de São João del-Rei.
O lançamento foi conduzido pelo pároco e Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, e contou com as presenças do nosso Vigário Paroquial, Padre Javé Domingos da Silva, do Cônego Luiz Carlos Carneiro, da Arquidiocese de Mariana e do diácono Rutiero Carvalho.
A Obra, datada para 1721, foi de iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento. Somente em 1960, quando foi instalada a Diocese de São João del-Rei, a igreja foi elevada a Catedral e recebeu, em 1965, o título de Basílica. Segundo o pároco, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, a Catedral do Pilar é uma expressão da fé e da história dos antepassados. ”Celebrar os 300 anos do início da construção, é uma oportunidade de se fazer memória dos nossos antepassados que, por causa da fé em Deus, nos deixaram esse rico patrimônio. É a casa onde alimentamos a nossa fé e vivenciamos nossa experiência com Deus”, explica.
Caracterizado pela beleza da arquitetura barroca, o sacerdote vê o templo, ainda, como um mantenedor da cultura local. “É recordar a importância da catedral para a sociedade são-joanense que gera arte e cultura. É um dos monumentos mais importantes do barroco brasileiro, do rococó e outros traços arquitetônicos. Local onde se preserva a arte e a cultura – seja pela musicalidade ou tradicionais celebrações – a serviço da pregação do evangelho, da experiência do divino”, pontua o sacerdote.
Além dos sacerdotes, o evento ainda teve a presença de representantes das Irmandades e outras entidades religiosas da Paróquia, bem como a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, o escritório técnico do IPHAN, o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e a Academia São-Joanense de Letras.
Colaboração: João Pedro Resende
domingo, 15 de outubro de 2023
"El Lloroncito"
Conta a tradição que quando a santa partiu para uma viagem, o rosto do Menino Jesus começou a lacrimar,
Teresa de Jesus, a santa, mística e Doutora da Igreja, era muito dedicada à infância de Jesus. É prova disso a presença da imagem do Menino Jesus em cada uma das suas fundações carmelitanas. Existe também uma tradição que afirma que a linda imagem do Menino Jesus hoje venerada na igreja de Santa Maria da Vitória de Praga (República Checa) pertencia à religiosa reformadora da Ordem do Carmelo.E comprovado que a imagem é de origem espanhola. Familia da princesa Polixena era parte vinda da Espanha, que deu a imagem como presente de Casamento e já considerada milagrosa.
Por isso, não surpreende que entre os tesouros de valor espiritual deixados pela Santa haja várias imagens do Menino JESUS . Uma delas, aquela conhecida como "El Lloroncito", chama a atenção especial.
A bela imagem - que se lembra do Menino Jesus de Praga, porque com a mão direita abençoa e com a esquerda apoia um globo que representa o universo - está localizado no convento San José de Toledo (Espanha), uma das fundações de Santa Teresa de JESUS
A imagem, apenas 20 centímetros de altura, esculpida na madeira e datada do século XVI, foi levada pela santa para Toledo quando em 1569, fundou o convento, sua quinta fundação.
De acordo com a tradição carmelitana, a pequena imagem é chamada "El Lloroncito" porque quando Santa Teresa d ' Ávila tinha que partir e deixar o convento de Toledo, o rosto do Menino Jesus começou a lacrimar.
Assim está escrito no museu do convento que guarda este tesouro:
" No dia 8 de junho de 1580, Santa Teresa se despede de suas religiosas de Toledo para ir a Segóvia. O coração naturalmente carinhoso da santa sofria muito nestas viagem , especialmente quando pensava que não iria ver suas filhas. Aquela vez nem ela nem suas amadas religiosas estavam erradas, porque todas entendiam que a Mãe tinha chegado ao fim da sua viagem terrena . De acordo com uma tradição, até uma imagem do Menino Jesus se associou à dor das freiras, derramando lágrimas quando a santa deixou seu amado convento de Toledo. Desde então, esta imagem é chamada com o apelido carinhoso ' Niño Lloroncito ".
A imagem do bebê Jesus tem um rico jogo composto por vários vestidos bordados, peças de orefiaria, sapatos e cascavagens, objetos habituais do dote das religiosas.
Outra tradição fala sobre o encontro pessoal que Santa Teresa teve com o Menino Jesus.
Diz-se que o fato aconteceu no mosteiro da encarnação de Ávila um dia em que a Madre estava descendo as escadas encontrou em um menino lindo sorrindo para ela. Irmã Teresa, surpresa ao ver uma criança dentro do convento, perguntou-lhe: " quem você é?", ao que o menino respondeu com outra pergunta: " E quem você é?". A Madre disse: " Eu sou Teresa de Jesus ". O menino com um sorriso amplo e brilhante, disse-lhe; " Eu sou Jesus de Teresa ".
Fonte: Pe. Reinaldo Bento
segunda-feira, 11 de setembro de 2023
Semana Ozanam
Iremos Participar da Semana Ozanam, que será realizada no Conselho Particular do Jardim da Granja em São José dos Campos - SP