quarta-feira, 10 de abril de 2024

Polícia recupera imagem sacra roubada há 17 anos de igreja em Barra do Piraí; escultura estava em MG








Uma imagem sacra de Santa Ana, do século XVIII, que havia sido roubada há 17 anos de uma igreja de Barra do Piraí, foi recuperada pela polícia. A imagem representa a padroeira do município do Centro-Sul Fluminense.

A peça foi encontrada em um museu na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. O espaço homenageia a santa. O Museu de Sant’Ana abriga centenas de representações da mãe da Virgem Maria, tornando-se um espaço de devoção e cultura para os visitantes.


A descoberta da imagem ocorreu após membros da Diocese de Barra do Piraí, desconfiados de que a peça recuperada pudesse ser a mesma roubada há anos, contrataram uma empresa especializada em obras de arte. Após análise detalhada das fotografias, a empresa confirmou a autenticidade da escultura, que também foi reconhecida pelo Instituto Estadual do Patrimônio (Iphan).

Após uma decisão judicial, a polícia procedeu com a recuperação da imagem, que agora será restaurada e exposta novamente na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Piraí, restituindo-a ao seu lugar de origem e de culto.


A administração do Museu de Sant’Ana emitiu um comunicado informando que recentemente tomou conhecimento de que uma das imagens de Senhora Santana, exposta no museu, foi furtada em 2007 da Igreja na cidade de Piraí-RJ. O museu se comprometeu a colaborar integralmente com as investigações em andamento e afirma ainda que antes da inauguração do museu, aproximadamente dez anos atrás, todas as peças do acervo passaram por uma análise rigorosa realizada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foram doadas para esta autarquia.


A administração do Museu de Sant’Ana reitera seu compromisso com a preservação da cultura nacional e reafirma sua disposição em colaborar com as autoridades para esclarecer completamente o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...