quinta-feira, 11 de abril de 2024

Sacristia e consistório da Igreja de Santa Rita reabrem ao público





Após um período de fechamento iniciado ainda durante a recente pandemia, a sacristia e consistório da Igreja de Santa Rita, que abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, foram nas últimas semanas reabertos ao público.

A sacristia e consistório são ambientes de grande importância para a compreensão do templo e têm sido muito frequentados por visitantes brasileiros e estrangeiros, incluindo grupos escolares.

Integra o ambiente da sacristia um antigo arcaz em madeira entalhada e envernizada, móvel histórico datado do século XVIII destinado à guarda dos paramentos litúrgicos, toalhas, forros e reposteiros dos retábulos, bem como alcatifas das tribunas, púlpito e coro.

Na parede de fundos da sacristia está o lavabo em pedra lavrada, também do século XVIII, ainda com a abertura superior para abastecimento de água, bem como duas torneiras para higienização das mãos antes e após as celebrações. Também estão expostas as réplicas das varas de pálio do Senhor Morto que serão utilizadas no cerimonial da Semana Santa, no final deste mês de março.

Já o ambiente do Consistório abriga os nichos originais das igrejas de Paraty, com destaque para o nicho de Nossa Senhora da Soledade, recentemente restaurado, o nicho de Nossa Senhora da Conceição de Paraty-Mirim e o retábulo da Capela de São Pedro de Alcântara da Santa Casa de Misericórdia de Paraty em madeira policromada e dourada.

O consistório também abriga caixa forte com os objetos em ouro, prata e metal datados dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que integram o acervo da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e ainda são utilizados nas festas religiosas do calendário anual litúrgico paratiense.

Com a reabertura dos dois ambientes, o público volta a ter a possibilidade de um percurso integral pelo interior da Igreja Santa Rita (1722), a mais antiga de Paraty. O MAS-Paraty pode ser visitado de terça a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...