quarta-feira, 3 de abril de 2024

Renovado, Museu de Arte Sacra de Curitiba atrai mais de 2 mil visitantes por mês



O Masac tem um acervo composto por mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliário que formam a exposição Sagrada Memória. Foto: Cido Marques1/4


Após um ano em processo de restauração, o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (Masac) reabriu as portas em dezembro e, em apenas três meses, recebeu seis mil visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo.


Anexo à histórica Igreja da Ordem de São Francisco, construída em 1737, a mais antiga de Curitiba, o Masac tem um acervo composto por mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliário que formam a exposição Sagrada Memória, dividida em oito temas, que apresenta histórias e artefatos católicos remetendo à cultura da cidade.

Leandro Monteiro, de Manaus, visitou o museu pela primeira vez com a mãe e comentou como essa arte tocou seu coração. "O museu é muito bonito. Fui criado na igreja católica e aprendi muitas coisas. Ser devoto de São José torna ainda mais especial ver isso aqui, essas artes trazem uma paz muito grande", disse.

Em exposição permanente, os visitantes encontram as coleções Os símbolos de fé, Santinhos e folhetos, Crucifixos, Os Santos, Padroeiros, Imaculadas e A Sacristia. Além disso, há uma exposição temporária intitulada Restauro e Memória, na qual os visitantes podem acompanhar passo a passo o processo de conservação e restauração da Igreja da Ordem e do Museu.

A historiadora Rafaela Pereira de Carvalho veio com a família para ver o acervo e o trabalho de restauro do Museu. "Para mim, é muito emocionante ver os pequenos detalhes, nossa memória e história. Está tudo lindo", disse.

Coordenado pela Fundação Cultural de Curitiba, o Masac conta com uma estrutura moderna, com elementos interativos e inovadores. O espaço tem entrada gratuita e fica aberto de terça a domingo.
O acervo

O acervo do Masac, com peças reunidas desde 1953, remete à história de Curitiba. Entre os objetos significativos, destaca-se a segunda imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, trazida de Portugal para o altar-mor da antiga Igreja Matriz de Curitiba por volta de 1720. Ela substituiu a primeira imagem primitiva colocada na capelinha de pau-a-pique no início da povoação da cidade.

Também em destaque está a imagem de Bom Jesus dos Pinhais em terracota, datada do final do século 17, considerada a mais antiga do acervo. Contemporânea à imagem primitiva de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, trazida pelos colonizadores e colocada na capela erguida pelos fundadores da cidade.

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba passou por um minucioso procedimento de conservação de 2022 a 2023. Todas as peças foram tratadas conforme seu estado, desde a limpeza mecânica e química até a fixação da policromia, priorizando não só a preservação do patrimônio público, mas também a integridade física do público visitante com a reforma do museu em paralelo.
Serviço: Museu de Arte Sacra de Curitiba

Local: anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, no Largo da Ordem no bairro São Francisco
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h


Fonte: Prefeitura de Curitiba

Entrada gratuita


Fon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...