Na tarde da última segunda-feira, dia 09 de outubro, aconteceu no Museu de Arte Sacra, em São João del-Rei, o lançamento e entrega do livro “Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João del-Rei – 300 anos”, organizado pelos pesquisadores André Guilherme Dornelles Dângelo, Vanessa Borges Brasileiro e Carlos Magno de Araújo. O trabalho é fruto de anos de pesquisa sobre a importância religiosa, histórica e artística da Catedral, Igreja-Mãe da Diocese de São João del-Rei.
O lançamento foi conduzido pelo pároco e Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, e contou com as presenças do nosso Vigário Paroquial, Padre Javé Domingos da Silva, do Cônego Luiz Carlos Carneiro, da Arquidiocese de Mariana e do diácono Rutiero Carvalho.
A Obra, datada para 1721, foi de iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento. Somente em 1960, quando foi instalada a Diocese de São João del-Rei, a igreja foi elevada a Catedral e recebeu, em 1965, o título de Basílica. Segundo o pároco, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, a Catedral do Pilar é uma expressão da fé e da história dos antepassados. ”Celebrar os 300 anos do início da construção, é uma oportunidade de se fazer memória dos nossos antepassados que, por causa da fé em Deus, nos deixaram esse rico patrimônio. É a casa onde alimentamos a nossa fé e vivenciamos nossa experiência com Deus”, explica.
Caracterizado pela beleza da arquitetura barroca, o sacerdote vê o templo, ainda, como um mantenedor da cultura local. “É recordar a importância da catedral para a sociedade são-joanense que gera arte e cultura. É um dos monumentos mais importantes do barroco brasileiro, do rococó e outros traços arquitetônicos. Local onde se preserva a arte e a cultura – seja pela musicalidade ou tradicionais celebrações – a serviço da pregação do evangelho, da experiência do divino”, pontua o sacerdote.
Além dos sacerdotes, o evento ainda teve a presença de representantes das Irmandades e outras entidades religiosas da Paróquia, bem como a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, o escritório técnico do IPHAN, o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e a Academia São-Joanense de Letras.
Colaboração: João Pedro Resende
Fonte: Diocese de São João Del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário