As novas gerações vivem uma era de grande incerteza devido aos “falsos ideais” que diariamente são veiculados através da moda e dos meios de comunicação de massa. As redes sociais, em particular, apresentam-se como um palco para expor os seus sucessos, os seus afetos e os seus bens.
A percepção dos usuários é distorcida, pois tendem a acreditar que a vida dos outros é mais gratificante e satisfatória do que a sua, acabando por se tornar vítimas do chamado “Perfeccionismo”. Este mecanismo tende a aumentar o sentimento de frustração nos jovens , que tentam alcançar um ideal de perfeição, que na realidade é inacessível.
A maioria dos influenciadores, especialistas em moda ou beleza, mostram-se aos usuários com corpos marmorizados e sorrisos radiantes, utilizando filtros e aplicativos que modificam sua aparência e características. Os jovens, seguindo esses modelos, aspiram a uma ideia de beleza inatingível, perdendo sua singularidade peculiar.
65ª Semana Internacional de Música Sacra em Monreale
De 14 a 22 de outubro de 2023, a Catedral de Monreale acolherá o Festival Internacional de Música Sacra, promovido e organizado pela Região da Sicília - Departamento de Turismo, Desporto e Entretenimento. O evento promove uma alternativa à cultura dominante , em que a beleza não responde aos cânones socioculturais ditados pela moda e pelas redes sociais, mas sim à dimensão elevada e universal do Sagrado que, na composição musical, se torna um "presente para todo ouvido e todo coração que escuta."
O Arcebispo de Monreale Gualtieri Isacchi citou o diretor da orquestra Krzysztof Eugeniusz Penderecki, segundo quem a música sacra é uma oportunidade para escapar das ideias da cultura dominante. O compositor acredita que os textos da grande tradição religiosa representam um património literário infinito no qual se inspirar .
A 65ª Semana Internacional da Música Sacra acolherá a Orquestra Sinfónica da Sicília, a Academia de Música Antiga, o Coro do Teatro Massimo de Palermo, a Orquestra Infantil Massimo e a Orquestra Juvenil Massimo. Se apresentarão músicos renomados, entre eles: o maestro Ton Koopman, a soprano Pretty Yende, o violoncelista Mario Brunello e o maestro e violinista Sergej Krylov.
Segundo afirma a Conselheira Regional de Turismo Elvira Amata, o Festival representa a oportunidade de atrair milhares de turistas à prestigiada Catedral de Monreale e de difundir um novo ideal de beleza .
Fonte: BlogSicilia
Nenhum comentário:
Postar um comentário