Os retábulos da igreja de Santa Maria Bambina em Cagnatico foram restaurados
A restauração da antiga igreja de Santa Maria Bambina em Cagnatico, pequeno povoado de Odolo, foi definitivamente concluída após mais de dois anos de obras.
A última intervenção, realizada tanto na ancona como no grande retábulo do altar-mor e na pintura do altar de Santo António de Pádua ("abraçado" por uma estupenda moldura de madeira talhada e dourada a ouro puro, também perfeitamente restaurada ), concluiu com sucesso o importante trabalho, que devolveu uma autêntica joia da arte sacra de Valsabbina (e muito mais) ao seu esplendor original.
Um projecto ambicioso, que começou ainda antes da chegada da emergência sanitária, pretendido pelo então pároco de Odolo, Don Gualtiero Pasini, e que, depois de todos os percalços trazidos pela pandemia, chegou à meta com a última iniciativa em ordem de tempo, promovido pelo atual pároco, padre Nicola Signorini.
Uma restauração verdadeiramente complicada, que foi confiada ao pessoal qualificado do Professor Leonardo Gatti, após a aprovação do Gabinete do Património Cultural da Cúria de Brescia e foi seguida por Angelo Loda e Camilla Rinaldi da Superintendência de Brescia.
“A intervenção – resume o professor Gatti – afetou tanto o exterior como o interior do edifício sagrado. Quando iniciamos nosso trabalho, a antiga igreja estava em mau estado de conservação. Trazer tudo de volta às suas condições originais apresentou-se como um desafio muito complexo e delicado. Decidimos por isso utilizar as técnicas mais inovadoras e qualificadas e o resultado final está à vista de todos."
O longo percurso, que começou com a intervenção no exterior da igreja que afectou particularmente os elementos arquitectónicos e a torre sineira, continuou no aparelho decorativo interno, até chegar à última “etapa” de conclusão da obra, com o último ciclo de restauro. .
Uma obra que nas suas diversas fases reservou surpresas significativas, contando duas belas histórias que surpreenderam os fãs da arte sacra: “Ao trabalhar nas pinturas – continua Gatti – fizemos uma primeira descoberta verdadeiramente surpreendente. Sob parte da pintura branca que foi sobreposta ao longo do tempo, encontramos vestígios da decoração original antiga, rica e luminosa. Achados que foram em grande parte recuperados tanto nas pilastras como nas belas molduras que circundavam os afrescos nas laterais do presbitério”.
Terminadas as obras exteriores, com a chegada do verão, iniciou-se o restauro do retábulo e do retábulo grande do altar-mor, dedicado a S. Maria Bambina, e do altar de S. António da Pádua. por uma estupenda moldura de madeira, finamente talhada e dourada em ouro puro, sobre a qual, embutida na mesma, está a estupenda estátua do santo com dois querubins. “Durante a primeira fase de trabalho iniciada no início do verão – continua o professor Leonardo Gatti – após a desmontagem do grande retábulo do altar-mor, fizemos uma segunda descoberta completamente inesperada. Na verdade a pintura era composta por duas telas costuradas horizontalmente, a inferior do século XVI e a superior do século XVIII. No verso encontramos uma grande inscrição que confirmava o que havíamos encontrado: “Refeito inteiramente por Antonio Moncini, amador sem instrução, finalizado em 1.791”. Assim, podemos levantar a hipótese de que ao pintor amador (como ele próprio se definia, mas que no entanto fez um trabalho digno, combinando estas duas telas no único retábulo dedicado a S. Maria Bambina e obtendo uma única pintura) foi incumbida a tarefa de reconstruir a parte superior da pintura, provavelmente muito deteriorada, para recompor-la no seu conjunto e substituí-la no grande retábulo de madeira, sobre a qual se ergue a estátua do Pai Eterno, que chegou ao nosso laboratório inexplicavelmente pintada de branco e recuperada com paciente limpeza trabalhe para encontrar suas cores originais novamente. Também muito interessante – conclui o restaurador de Brescia – é o altar de Santo António de Pádua, onde encontrou o seu lugar uma esplêndida moldura de madeira esculpida em ouro puro, sobre a qual está inserida a bela estátua do santo”.
Tudo por uma importante obra de restauro, tanto técnica como estética, que devolveu toda a sua beleza a um pequeno e grande tesouro de arte sacra bresciana, infelizmente pouco conhecido, valorizando a antiga Igreja de Santa Maria Bambina e devolvendo-lhe o antigo esplendor.
Uma intervenção longa e complexa, que pôde ser iniciada graças à contribuição da Fundação Acciaierie Valsabbia, à qual se juntaram vários empresários e empresas locais, por um lado, e a da Fundação Comunitária Bresciana, por outro. Imediatamente a seguir surgiram inúmeras ofertas, não só da comunidade local, mas também de vários benfeitores, incluindo várias famílias originárias de Odolo que se mudaram para outras localidades italianas e também para o estrangeiro, mas que, pelo grande carinho pela sua igreja histórica, com grande generosidade que permitiram chegar ao fim deste longo trabalho.
Nesse sentido, ao longo de todo o processo de restauração, destacamos também a preciosa contribuição dos voluntários, liderados por Pierluigi Tononi, Luca Mora e Augusto Carli, bem como a contribuição do historiador da arte Andrea Crescini, curador com Angelo Loda, do exposição recente intitulada: “Imagens milagrosas de Madonas e santos milagrosos em Valle Sabbia”.
Tudo isto, em poucas palavras, para uma verdadeira “equipa”, que com paixão e entusiasmo se colocou ao serviço da querida igreja quinhentista até que foi possível alcançar o esplêndido resultado final que, como recordaram com motivada satisfação do pároco Don Nicola e do restaurador Gatti, está agora à vista de todos.
Uma restauração artisticamente feita para restaurar uma “jóia” tão querida aos fiéis de toda a Valsabbia e aos amantes da história sagrada, talvez pouco conhecida, mas sem dúvida digna de ser visitada e incluída no rico roteiro histórico do vale.
Fonte: La voce del popolo
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