Conta a tradição que quando a santa partiu para uma viagem, o rosto do Menino Jesus começou a lacrimar,
Teresa de Jesus, a santa, mística e Doutora da Igreja, era muito dedicada à infância de Jesus. É prova disso a presença da imagem do Menino Jesus em cada uma das suas fundações carmelitanas. Existe também uma tradição que afirma que a linda imagem do Menino Jesus hoje venerada na igreja de Santa Maria da Vitória de Praga (República Checa) pertencia à religiosa reformadora da Ordem do Carmelo.E comprovado que a imagem é de origem espanhola. Familia da princesa Polixena era parte vinda da Espanha, que deu a imagem como presente de Casamento e já considerada milagrosa.
Por isso, não surpreende que entre os tesouros de valor espiritual deixados pela Santa haja várias imagens do Menino JESUS . Uma delas, aquela conhecida como "El Lloroncito", chama a atenção especial.
A bela imagem - que se lembra do Menino Jesus de Praga, porque com a mão direita abençoa e com a esquerda apoia um globo que representa o universo - está localizado no convento San José de Toledo (Espanha), uma das fundações de Santa Teresa de JESUS
A imagem, apenas 20 centímetros de altura, esculpida na madeira e datada do século XVI, foi levada pela santa para Toledo quando em 1569, fundou o convento, sua quinta fundação.
De acordo com a tradição carmelitana, a pequena imagem é chamada "El Lloroncito" porque quando Santa Teresa d ' Ávila tinha que partir e deixar o convento de Toledo, o rosto do Menino Jesus começou a lacrimar.
Assim está escrito no museu do convento que guarda este tesouro:
" No dia 8 de junho de 1580, Santa Teresa se despede de suas religiosas de Toledo para ir a Segóvia. O coração naturalmente carinhoso da santa sofria muito nestas viagem , especialmente quando pensava que não iria ver suas filhas. Aquela vez nem ela nem suas amadas religiosas estavam erradas, porque todas entendiam que a Mãe tinha chegado ao fim da sua viagem terrena . De acordo com uma tradição, até uma imagem do Menino Jesus se associou à dor das freiras, derramando lágrimas quando a santa deixou seu amado convento de Toledo. Desde então, esta imagem é chamada com o apelido carinhoso ' Niño Lloroncito ".
A imagem do bebê Jesus tem um rico jogo composto por vários vestidos bordados, peças de orefiaria, sapatos e cascavagens, objetos habituais do dote das religiosas.
Outra tradição fala sobre o encontro pessoal que Santa Teresa teve com o Menino Jesus.
Diz-se que o fato aconteceu no mosteiro da encarnação de Ávila um dia em que a Madre estava descendo as escadas encontrou em um menino lindo sorrindo para ela. Irmã Teresa, surpresa ao ver uma criança dentro do convento, perguntou-lhe: " quem você é?", ao que o menino respondeu com outra pergunta: " E quem você é?". A Madre disse: " Eu sou Teresa de Jesus ". O menino com um sorriso amplo e brilhante, disse-lhe; " Eu sou Jesus de Teresa ".
Fonte: Pe. Reinaldo Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário