8º CENTENÁRIO DO PRESÉPIO FRANCISCANO
CONCURSO DE PRESÉPIOS
Há precisamente 800 anos, S. Francisco de Assis teve a feliz ideia de reinventar o Presépio. A convite do Papa Francisco,
«a mente leva-nos a Greccio, no Vale de Rieti; aqui se deteve São Francisco, provavelmente quando vinha de Roma onde recebera, do Papa Honório III, a aprovação da sua Regra em 29 de novembro de 1223. Aquelas grutas, depois da sua viagem à Terra Santa, faziam-lhe lembrar de modo particular a paisagem de Belém […]. Em Greccio, naquela ocasião, não havia figuras; o Presépio foi formado e vivido pelos que estavam presentes. Assim nasce a nossa tradição […]. Com a simplicidade daquele sinal, São Francisco realizou uma grande obra de evangelização. O seu ensinamento penetrou no coração dos cristãos, permanecendo até aos nossos dias como uma forma genuína de repropor, com simplicidade, a beleza da nossa fé» (Papa Francisco, Admirabile Signum, 2. 3).
Este Oitavo Centenário do primeiro presépio recriado por S. Francisco na montanha de Greccio (Rietti – Itália), não podia passar sem ser devidamente assinalado e celebrado, sobretudo pelas marcas que ele deixou na cultura e arte popular portuguesa.
Uma das formas que encontrámos foi envolver os criadores, artistas e artesãos do nosso país na evocação desta efeméride. Queremos assim demonstrar e documentar quão enrizado continua esta tradição cristã e franciscana na cultura portuguesa.
Nesse sentido, pensámos em organizar um concurso de presépios que não se fique pela efeméride, mas que continue a ser, no futuro, memória viva.
Assim, conforme reza o Regulamento que segue em anexo, pedimos a cada aderente a generosidade de nos oferecer uma peça da sua arte, que passará a integrar o museu de arte popular e imaginário franciscano, já existente no Convento da Luz-Lisboa.
É nossa intenção conseguirmos mapear a imensa criatividade que o tema presépio (Belém e Greccio) continua a inspirar em todo o nosso território. Para isso, será muito importante podermos inscrever também o seu nome neste concurso que se converterá, logo depois, em exposição permanente e visitável.
Desde já, o nosso muito Bem-Haja pela adesão a esta iniciativa dos Franciscanos de Portugal.
Que S. Francisco de Assis, alma inspirada e inspiradora, o proteja e abençoe no seu trabalho.
Fonte: OFM - Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário