segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

do Blog O Fiel Católico




NOSSA SENHORA da Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil.



Por que “Aparecida”?

Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757.


A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a lançar suas redes no rio Paraíba do Sul.


No dia 12 de outubro. lá foram eles. Tentaram muitas vezes, sem conseguir nenhum peixe sequer. Já sem esperança, João Alves lançou uma vez mais sua rede às águas e, ao recolhê-la, percebeu algo insólito: junto à rede viera uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Guardaram-na e tornaram a lançar as redes, numa nova tentativa de apanhar peixes, mas o que ocorreu a seguir foi ainda mais extraordinário: a rede retornou com a cabeça da imagem! Envolveram então o achado num lenço e o guardaram, junto com a outra parte da peça sacra. Logo depois disso, a pesca se tornou abundante: os humildes pescadores retornaram com o barco abarrotado de peixes.


Durante quinze anos, a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo entre o povo da região, e muitas graças eram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem. A fama da intercessão de Nossa Senhora através da devoção à imagem “aparecida das águas” foi se espalhando pelas redondezas e ganhando outras cidades.

Em diversas ocasiões, as pessoas que à noite faziam fila diante dela para rezar testemunharam que as luzes se apagavam e depois reacendiam, sem intervenção humana. A curiosidade e a devoção popular cresceu, e proporcionalmente aumentou o fluxo dos visitantes, tanto que a família construiu para a imagem um oratório no Porto de Itaguaçu.


Aquele oratório também logo se tornou pequeno, e por volta de 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, com a ajuda do filho do pescador Felipe Pedroso. Essa capela foi aberta à visitação em 1745. Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, fez questão de visitar a capela e a imagem de Nossa Senhora aparecida das águas.


Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, que pudesse acomodar os fiéis, que não paravam de aumentar: esta foi solenemente inaugurada e benzida em dezembro de 1888. – Essa igreja é a atual Basílica Velha de Aparecida.



Origem do manto e da coroa


Em 8 de dezembro de 1868, a Princesa Isabel visitou a Basílica, e ali fez uma promessa a Nossa Senhora: aos 6 de novembro de 1888, ela retornou e ofertou à imagem, em reconhecimento da graça alcançada, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, e um manto azul anil ricamente adornado.


Aos 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa, e ornamentada com o manto bordado em ouro e pedrarias, símbolos de realeza e patronato. A celebração solene foi dirigida por Dom José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, diversos bispos, o então Presidente da República Rodrigues Alves e muito povo. Depois da coroação, o Papa concedeu ao Santuário de Aparecida mais dois outros favores: Ofício e Missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.



Fotografia rara mostra como era originalmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida (antes do atentado de 1978)


A mesma imagem após a restauração, sem o tradicional manto


Em 1928, a vila que se formara ao redor da igreja, já bastante desenvolvida, tornou-se o Município de Aparecida, nome dado em homenagem à imagem aparecida das águas, a responsável direta pela criação da cidade. A cidade é popularmente chamada "Aparecida do Norte", em razão da construção da Estrada de Ferro do Norte, – depois Estrada de Ferro Central do Brasil, – na segunda metade do século XIX.


Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Pela Lei nº 6.802 (30/6/1980), foi decretado feriado o dia 12 de outubro, dedicado a devoção à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, sob a invocação de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida. Também através desta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.


Em 1967, ao completarem-se os 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”1. O Papa Bento XVI repetiu este mesmo gesto oferecendo outra Rosa em 2007, em sua viagem apostólica ao Brasil, reconhecendo o valor desta santa e salutar devoção.



Sobre a imagem


A imagem aparecida das águas do Paraíba em 1717 é feita de terracota, tem cor de canela e mede 40 cm de altura. É de estilo seiscentista. Especialistas acham que originalmente era colorida, como eram as imagens da época, mas devido à permanência no fundo do rio a pintura tenha se perdido, o que, ao invés de descaracterizá-la, acabou por lhe acentuar a beleza. Segundo pesquisas, a argila utilizada na confecção da imagem é da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.


No ano de 1978, a imagem sofreu um atentado, tendo sido quebrada e esfacelada em quase duzentas partes. Foi totalmente restaurada, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.


Consagração à Nossa Senhora Aparecida


“Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas.

Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.” Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...