domingo, 27 de setembro de 2015

Um Olhar Para o Passado Religioso de Cuiabá- MT



Os visitantes do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso podem visualizar, por meio dos acervos exposto, recortes da história religiosa de Cuiabá. A mais de 130 anos o prédio do Seminário da Conceição (1882), vem desempenhando diferentes papéis, primeiro como instituição de ensino eclesiástico, sendo o primeiro estabelecimento de ensino secundário da província, como enfermaria durante a epidemia de varíola em 1867, doença que se alastrou entre a população com a volta para casa dos soldados ao término da Guerra do Paraguai.

Serviu como Quartel General das forças defensoras da situação em 1906, durante o conflito político entre Totó Paes e o Capitão General Lemes de Souza Ponce, quando dos trabalhos de calçamento do pátio frontal a igreja, foram achados cápsulas de diferentes calibres enterrados, marcas do conflito.

Por 34 anos Dom Aquino Corrêa morou e trabalhou no Seminário, sendo ainda sede do Jornal “A Cruz” primeiro jornal católico mato-grossense. E desde 1970 funciona a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, a qual na sua inauguração tinha uma programação variada, transmitia a missa ao vivo, tinha uma programação infantil e para as donas de casa, com aulas de culinária.




Em 1977 é criado por meio de um convênio celebrado entre a Mitra Arquidiocesana e a então Fundação Cultural de Mato Grosso, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, guardião de um conjunto de peças em estilo BARROCO, ROCOCÓ, E NEOCLÁSSICO.
Com peças de diferentes períodos algumas vindo da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, igreja demolida em 1968, peças da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Igreja Senhor dos Passos e acervo pessoal de Dom Aquino Corrêa, ilustre morador desta casa, além das peças recebidas em doação por particulares.





Com a missão de preservar, conservar e disseminar a história contida em seu acervo, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso oferece aos visitantes um raro passeio pelo tempo e a memória dos eventos que ocorreram no Seminário. Permiti transferir conhecimentos, educar e levar a reflexão sobre nossa história e identidade religiosa, por meio da ambiência, cenário, e obras expostas.













Serviço

Horário de funcionamento: 
De terça a domingo das 9h às 17h.

Entrada: R$ 4,00 (inteira) – R$ 2,00 (meia)

Tel.: 55 (65) 3056-6285


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...