Professora
Monica Dias
Mestre em Artes Visuais
Conservadora/Restauradora
Período
De 20 de outubro a 8 de dezembro de 2015
Outubro: 20, 27
Novembro: 3, 10, 17, 24
Dezembro: 1, 8
Horário
Terças-feiras, das 9h às 12h20
Carga horária
32 horas/aula
Monica Dias
Mestre em Artes Visuais
Conservadora/Restauradora
Período
De 20 de outubro a 8 de dezembro de 2015
Outubro: 20, 27
Novembro: 3, 10, 17, 24
Dezembro: 1, 8
Horário
Terças-feiras, das 9h às 12h20
Carga horária
32 horas/aula
Ementa
A preservação de uma pintura dependerá das medidas que sejam tomadas para priorizar sua estabilidade. Tais medidas dizem respeito tanto à sua constituição como à sua conservação. Conhecer a estrutura de uma pintura, ou seja, os materiais que a constituem, as técnicas utilizadas e todas as escolhas feitas pelo artista no momento da criação, assim como o ambiente ao qual foi exposta ou acondicionada, tornam-se indispensáveis para o entendimento de sua deterioração e identificação de suas patologias.
A preservação de uma pintura dependerá das medidas que sejam tomadas para priorizar sua estabilidade. Tais medidas dizem respeito tanto à sua constituição como à sua conservação. Conhecer a estrutura de uma pintura, ou seja, os materiais que a constituem, as técnicas utilizadas e todas as escolhas feitas pelo artista no momento da criação, assim como o ambiente ao qual foi exposta ou acondicionada, tornam-se indispensáveis para o entendimento de sua deterioração e identificação de suas patologias.
Objetivos
Ao término do curso, o aluno deverá estar apto a identificar as patologias de uma pintura e sua complexa estrutura, com o objetivo final de elaboração de um laudo técnico. Também será dada ênfase ao cuidado no manuseio e acondicionamento, assim como ao estabelecimento de condições necessárias para que uma pintura seja preservada.
Justificativa
“Conservar para não restaurar” - Torna-se cada vez mais necessário conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico coletivo para a constituição de sua própria história. Portanto, a divulgação de conceitos e práticas relacionadas à conservação muito contribuirá para esse propósito.
Conteúdo Programático
1 - Pintura - Materiais e Técnicas
2 - Conservação Preventiva e Curativa
3 - Danos e Patologias da pintura
4 - Análises e elaboração de laudo técnico
2 - Conservação Preventiva e Curativa
3 - Danos e Patologias da pintura
4 - Análises e elaboração de laudo técnico
Bibliografia
BERGEAUD, Claire / HULOT, Jean - Francois / ROCHE, Alain. La Dégradation des Peintures sur Toile - Méthode d’examen des altérations. Paris: École Nationale du Patrimoine, 1997.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução: Beatriz M. Kuhl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
KNUT, Nicolaus. Manuel de Restauration des Tableaux. Cologne: Könemann, 1999.
MAYER, Ralph. Manual do Artista: de técnicas e materiais. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MENDES, Marylka/ SILVEIRA, Luciana/ BEVILAQUA, Fátima/ BAPTISTA, Antonio Carlos Nunes. Conservação: conceitos e práticas. Rio e Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MOTTA, Edson. Fundamentos para o Estudo da Pintura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
MOTTA, Edson/ SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à Pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
PASCUAL, Eva / PATIÑO, Mireia. O Restauro de Pintura. Lisboa: Estampa, 2002.
Público-alvo
Colecionadores, artistas, conservadores/restauradores, estudantes e profissionais de áreas afins.
Colecionadores, artistas, conservadores/restauradores, estudantes e profissionais de áreas afins.
Investimento
2 parcelas de R$ 125,00
2 parcelas de R$ 125,00
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