Peregrinos que pretendem passar pela Porta Santa durante o Jubileu da Misericórdia terão que fazer uma reserva, gratuita. O objetivo da medida adotada pelo Vaticano é garantir um fluxo ordenado no local, já que pelo menos 25 milhões de fiéis devem ir a Roma por ocasião do Jubileu.
A informação foi anunciada pelo responsável da Obra Romana de Peregrinações, monsenhor Liberio Andreatta, que é um dos encarregados de organizar a logística de acolhida no Ano Santo. A reserva terá data e hora para passar pela Porta Santa na Basílica de São Pedro e deverá ser feita pela internet. Quem não puder acessar o site, poderá fazer a reserva no Escritório do Castelo Sant’Angelo e nos pontos de acolhida da Obra Romana de Peregrinações.
Uma vez registrado, o peregrino apresentará o bilhete no ingresso, na Via da Conciliação. “Ao longo do percurso, serão realizados os controles de segurança. Serão feitos de maneira soft, sem criar filas ou dificuldades”, explicou o monsenhor. Ele acrescentou que o Papa Francisco deseja que a peregrinação seja uma experiência de fé e de oração e, nesse sentido, a intenção do bilhete é evitar um fluxo desordenado de peregrinos.
“Trata-se simplesmente de um registro que os peregrinos poderão fazer online”, confirma o Assessor dos Trabalhos Públicos de Roma, Maurizio Pucci. “Isto serve para garantir um fluxo ordenado à Porta Santa, mas também para garantir a segurança. Trata-se do primeiro Jubileu em tempos de Estado Islâmico”, observou.
O Jubileu da Misericórdia começa no próximo dia 8 de dezembro e termina em 20 de novembro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário