segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Música e entrega de imagens sacras marcam as homenagens pelo aniversário de Belém

Nossa Senhora Santanna Mestra, doada ao acervo do MAS

A celebração promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) para comemorar os 398 anos de Belém lotou a Igreja de Santo Alexandre, na manhã deste domingo, 13. Na ocasião, foram apresentadas duas novas esculturas, uma Santana Mestra, do século XVII, e uma Nossa Senhora do Carmo, do século XVIII, que agora passam a compor o acervo do Museu de Arte Sacra (MAS), assim como outras cinco imagens menores, adquiridas recentemente. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. que foi presenteado com a 4ª edição do livro “Belém da Saudade”, com 114 novas vistas de postais antigos da cidade.

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, aproveitou a manhã chuvosa para relembrar uma frase do jornalista Edvaldo Martins. “Hoje é um dia tão Belém”, disse ele. “Belém é isso, é o que estamos fazendo hoje, trazendo essas duas imagens de grande valor histórico e cultural para a cidade, para o acervo do Museu de Arte Sacra, além dessas cinco peças menores que entraram recentemente para o acervo, ainda não totalmente restauradas, três adquiridas e duas doadas. Entre elas, um Senhor dos Passos doado pela dona Enide Matos, moradora da cidade do Rio de Janeiro, de 98 anos, que ao visitar o Museu prometeu fazer essa doação, e outro Senhor dos Passos, já totalmente restaurado, doado por Maria Sylvia Nunes. Isso prova que as pessoas acreditam no trabalho do Museu, de preservar o patrimônio histórico da nossa cidade”, relatou.

Sobre as peças, o diretor do MAS, padre Ronaldo Menezes, fez questão de destacar a importância delas para o acervo. “As duas imagens que o Estado adquiriu, através da Secult, as que o museu obteve e as que foram doadas, mostram que as pessoas compreenderam a função deste espaço, o quanto essa memória é geradora de vida, que não se perde, mas se renova”, ressaltou.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez questão de parabenizar a iniciativa do Governo do Estado, em ampliar o acervo do museu, um dos mais importantes da cidade de Belém. “Fico muito feliz com a persistência do secretário Paulo Chaves em acreditar e investir na cultura da nossa cidade. Ele é mais do que um secretário de cultura, é um apaixonado por essa cidade. Estou muito feliz em participar desse momento tão especial, a entrega dessas duas imagens, em meio às celebrações pelo aniversário de Belém”, disse após receber um exemplar da 4ª edição do livro “Belém da Saudade”.

As homenagens promovidas pelo Governo do Estado à aniversariante do dia começaram com a execução de músicas pela pianista Ana Maria Hadad e prosseguiram com a apresentação do coral Infanto-juvenil da Vale, que entre outras canções, apresentou “Jesus a Alegria dos Homens”, de Bach, e uma música produzida especialmente pelo músico Pardal, com letra de Paulo Chaves, para homenagear Belém.

A programação do Governo do Estado, por meio da Secult para o aniversário de Belém inclui, ainda, a exposição "Os jardins fazem a cidade”, com obras do fotógrafo francês Michel Corbou, que a partir de um olhar artístico defende os jardins públicos pelo mundo e pode ser visitada até o dia 26 de janeiro, no Bouvellard das Feiras, na Estação das Docas.

No dia 14, as homenagens à cidade seguem com a abertura da exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). O público terá oportunidade de visitar as obras de um dos maiores pintores brasileiros até o dia 12 de fevereiro. Com pinturas, desenhos e gravuras realizadas entre os anos de 1938 e 1959, a mostra traz à capital paraense, 57 obras originais de Cândido Portinari, considerado o maior artista da pintura modernista brasileira.

Texto:
Alexandra Cavalcanti
Secretaria de Estado de Cultura
 
Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...