terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mogi das Cruzes (SP) – Fachada da Catedral de Santana é restaurada

Restauração da parte externa da Catedral preserva características do prédio da década de 30 / Foto: Gustavo Rejani
Restauração da parte externa da Catedral preserva características do prédio da década de 30 / Foto: Gustavo Rejani

As obras de restauração da fachada externa da Catedral de Santana, no valor de R$ 500 mil, já começaram. A previsão de término dos trabalhos é de quatro meses, com a possibilidade de um pequeno atraso, já que os serviços precisarão de intervenções nas vias públicas, em especial na Rua José Bonifácio, do lado esquerdo da igreja.

A arquiteta e restauradora Vanessa Kraml, com especialização em restauro de monumentos na Universidade La Sapienza, em Roma, na Itália, explicou o trabalho que será feito na fachada da Catedral, no momento concentrado na parte do templo que fica na Rua Dr. Paulo Frontin: “Vamos fazer o restauro conservativo, nome técnico. A princípio está sendo feita a limpeza da fachada, com a retirada da argamassa de cimento, e até da pequena vegetação de toda essa parte da igreja. Após isso, vamos fazer a lavagem com detergente neutro para retirar toda a sujeira. Temos de substituir essa argamassa por uma raspada (menos grossa), que é específica para restauro, para ser aplicada onde há intervenções com cimento”.

Ainda de acordo com Vanessa, assim que consolidado esse trabalho, será feito um acabamento de água de cal pigmentada, em uma cor mais amarelada. A obra prevê, também, a retirada de gradis, que atualmente protegem os vitrais da igreja. Eles serão substituídos por vidro laminado para que haja melhor passagem de luz, conforme disse a arquiteta. “A ideia é fazer com que, depois de restaurado, que na década de 1950 já passou por intervenção, seja preservado em seu original”.  

Por Maria Salas
Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...