quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Património: Santuário do Senhor Jesus da Pedra é novo monumento de interesse público

Edifício de Óbidos ligado à descoberta de cruz com «imagem milagrosa» de Cristo

Monumentos.pt
 
Lisboa, 30 jul 2013 (Ecclesia) – O governo português classificou o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos (Patriarca de Lisboa) como monumento de interesse público, numa portaria publicada hoje em ‘Diário da República’.

A construção é apresentada como um “interessante e singular conjunto arquitetónico barroco”, construído entre 1740 e 1747, “ao nível das maiores construções do seu tempo”.

“A história da invocação do Senhor da Pedra remonta à lenda da descoberta de uma cruz em pedra com uma imagem milagrosa de Cristo à qual recorriam os agricultores locais em anos de seca”, recorda a portaria governamental.

O santuário é constituído pela igreja, de planta hexagonal, e pelo adro, onde se destacam o albergue de peregrinos e o chafariz rococó de espaldar.

A classificação do Santuário do Senhor Jesus da Pedra reflete os critérios “relativos ao interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...