quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Catedral de Vitória-ES ganha novos vitrais no altar e sinos automatizados

Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
A segunda etapa da restauração da Catedral Metropolitana de Vitória será inaugurada durante uma missa no dia 8 de setembro, a partir das 9 horas, quando os três vitrais do altar e o sistema automatizado dos sinos serão inaugurados para toda a população. Desenvolvidos pelo artista e monge Dom Ruberval Monteiro da Silva, os novos vitrais são contemporâneos e trazem o conceito do homem do século XXI.

De acordo com a coordenadora cultural do Instituto Modus Vivendi, que é o responsável pelo desenvolvimento deste projeto, Erika Varejão, os novos vitrais resgatam a história com uma linguagem mais contemporânea e de uma forma mais harmoniosa com a arquitetura do monumento. “A troca dos vitrais ajudará a retomar o altar como um elemento de destaca em todas as cerimônias litúrgicas da igreja”.

São Pedro, Jesus e São Paulo são os três personagens que ilustram os novos vitrais que foram criados com mais de 1.800 peças e que devem durar mais de 800 anos. Para o páraco da catedral, padre Paulo Régis, a instalação dos novos vitrais representa a recuperação da história da igreja católica no Espírito Santo, além de ser um marco da união entre a Catedral de Vitória com a Igreja de Roma, já que o artista que os desenhou estudou na capital italiana e é mestre em arte sacra.

Outra mudança que esta segunda etapa de restauração traz é a implantação de um sistema de sinos automatizados na Catedral de Vitória. Hoje, o sino só é tocado uma vez por dia, e com essa alteração a cidade ouvirá seus badalos ao meio-dia e às 18 horas. “Agora os moradores e visitantes da capital capixaba terão a alegria de ouvir o sino da nossa catedral”, comemora Padre Régis.

Todo o projeto dos vitrais e dos sinos foi realizado pela Lei Rouanet. A terceira etapa de restauração do monumento, que prevê nova pintura, climatização e melhora na iluminação, ainda não tem data para começar, mas de acordo com o páraco da Catedral de Vitória a busca por verba já foi iniciada.

Fonte: EShoje

Um comentário:

  1. Salve Maria!
    Para resgatar realmente no sentido histórico os altares laterais deveriam voltar aos seus devidos lugares já que eles compunham com os vitrais. Foi o modernista e liberal Dom João Batista que mandou destruir . Esse prelado que já se foi era arcebispo do espirito conciliar outros estragos foram feitos por esta mão nefanda. Queima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...