sábado, 24 de agosto de 2013

Arquitetos do Iepha vistoriam obras de igreja em Estrela do Sul, MG

Reparos feitos com recursos doados pela comunidade foram inspecionados. Visita técnica definirá como deve ser feito o projeto de restauração da igreja.
Igreja em Estrela do Sul é reformada por moradores. (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Estrela do Sul, no Alto Paranaíba, teve obras vistoriadas nesta quarta-feira (21). Arquitetos do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Ipeha) estiveram na cidade à pedido da Comissão de Arte Sacra da Diocese. No local eles inspecionaram os reparos feitos na igreja com recursos doados pela comunidade.

Em cerca de dois anos de obra foram feitos consertos no telhado, no piso e nas paredes do santuário. As obras da parte externa da igreja pararam na metade. Segundo a comissão da diocese, essas obras não atendem às normas do projeto de restauração que foi feito em 1995, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualizado em 2011. Por isso foi feito um pedido ao Ministério Público, que suspendeu a obra. A igreja foi construída em 1850 por escravos.

Dessa visita, segundos os arquitetos do Iepha, sairá um relatório. Depois deve ser agendada uma visita técnica minuciosa que vai definir como deve ser feito o projeto de restauração da igreja.
Ainda não há prazo, mas para o bispo Dom Paulo o principal desse momento foi o entendimento de que é preciso juntar forças para lutar pela reabertura da igreja.

Fonte: G1 TV Integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...