terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lançado guia para viajar pela história de Minas

Publicação do Iepha reúne pela primeira vez todos os bens protegidos pelo estado ao longo de 40 anos, incluindo o trabalho de pesquisa histórica e bibliográfica do instituto.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Conceição do Mato Dentro, é um dos tesouros abrigados nas páginas da coletânea.

Prédios da época da construção de Belo Horizonte, fazendas monumentais do século 18, o vapor Benjamim Guimarães, que desliza sobre as águas do Rio São Francisco, o conjunto modernista da Pampulha e centenas de bens que contam – e valorizam – a história das Gerais. Pela primeira vez, o patrimônio cultural mineiro ganha um documento que reúne os bens protegidos pelo estado em quatro décadas, incluindo desde alguns muito visitados e de expressão política, como o Palácio da Liberdade, na capital, até os religiosos, como o Convento de Macaúbas, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH. Há também cinemas, museus, capelas, casarões, cassinos, escolas, pontes, cadeias e ruínas. O Guia de bens tombados – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) será lançado terça-feira, às 18h30, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466), em Belo Horizonte, como parte da Semana do Patrimônio Histórico, que terá o ponto alto no próximo sábado.

“Neste guia está o trabalho de pesquisa histórica e bibliográfica desenvolvido desde 1971, quando foi criado o Iepha”, diz o presidente do instituto, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Fernando Cabral. Ele explica que os 1,5 mil exemplares da obra contendo 99 processos de tombamento são dirigidos a gestores culturais, prefeituras, autoridades da Justiça, Ministério Público Federal e de Minas Gerais, além de pesquisadores. “Trata-se de uma ferramenta importante para fiscalização e preservação dos bens, já que o estado detém o maior patrimônio cultural do país”, acrescenta Cabral. O guia, com 400 páginas e foco em mais de 40 cidades, foi produzido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Uma segunda edição ampliada já está em fase de produção – o atual volume contempla tombamentos feitos até 2002. “De lá para cá, tivemos outros processos e torna-se imprescindível incluí-los. A proteção de outros bens está a caminho, entre eles a Fazenda Santa Clara, em Santa Rita do Jacutinga, na Região Sul, e o Colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto”, diz o presidente do Iepha. Para a edição ampliada, o instituto busca parceiros na iniciativa privada: “Grandes empresas que atuam em Minas investem mais em projetos culturais no Rio de Janeiro e em São Paulo do que aqui. Queremos que participem desse projeto”.

Recheado de fotos atuais e antigas, mapas, plantas originais das construções, desenhos e detalhes, o guia foi organizado na forma de fascículos e tem cores distintas para cada cidade: a Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, em vermelho, a casa onde nasceu o pai da aviação, no Parque Cabangu, em Santos Dumont, em laranja, o conjunto da Praça Rui Barbosa (Estação), em BH, em verde, e Biribiri, em Diamantina, em marrom. Os textos ficaram a cargo de 39 autores, todos especialistas do Iepha, entre arqueólogos, arquitetos, restauradores, historiadores, espeleólogos, desenhistas, comunicadores visuais, museólogos e técnicos.

A iconografia (mapas, imagens, plantas etc.) presente no guia é muito rica, observa o técnico em gestão e proteção do Iepha Adalberto Mateus. E, com tantos séculos de história, não poderiam faltar curiosidades que dão mais sabor à leitura. Adalberto cita a Igreja de Santo Amaro, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara, que tem um quadro emoldurando o vão de uma janela, na lateral direita do altar. De acordo com o texto escrito por Andrea Sasdelli Leite Praça, em setembro de 2011, “a abertura desse vão relaciona-se com a imagem da cena pintada por artista desconhecido, que teve a preocupação de criar, como muitas experimentações artísticas empreendidas na Europa, entre fins do século 13 e meados do século 17, um jogo de perspectiva que, junto a tal abertura, fortalece a sensação de tridimensionalidade de seu quadro, na realidade, plano”. Por Gustavo Werneck

As cidades com bens tombados pelo Iepha/MG

Belo Horizonte, Belo Vale, Barbacena, Santana dos Montes, Pedro Leopoldo , Santa Luzia, Couto de Magalhães de Minas, Brumadinho, Sabará, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Mateus Leme, Congonhas, Oliveira, Caxambu, Ouro Branco, Jequitibá, Araxá, Caeté, Minas Novas, Serro, Chapada do Norte, Sacramento, Conceição do Mato Dentro, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Santa Bárbara, Catas Altas, Piranga, Simão Pereira, Viçosa, Barão de, Cocais, Água Comprida, Mariana, Matozinhos, Leopoldina, São Thomé das Letras, Uberlândia, Ouro Preto, Itacambira, Diamantina, Santos Dumont, Varginha, Cordisburgo e Lambari.

Fonte: em.com.br

Um comentário:

  1. Um dia ainda conheço Minas, obrigada pelas preciosas dicas.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...