Bid Lima em Oeiras (Foto:Ascom Fundac)
Apresidente da Fundac, Bid Lima esteve no descerramento da placa de reinauguração e falou sobre a importância da obra: “Esse é um presente para cidade de Oeiras continuar valorizando ainda mais o seu povo através da religiosidade e mantendo viva a memória sacra que seus habitantes sempre se orgulharam em manter”, afirmou a Presidente.
A coordenadora do Museu, Maria do Espírito, falou da importância de reabrir o espaço; “Esse Museu é único no Piauí, temos aqui um vasto acervo dos séculos XVIII e XIX, é a uma parte da história de Oeiras sendo contada através da fé que move o nosso povo,” disse.
A reforma do espaço cultural foi uma parceria do Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo do Estado através da Fundação Cultural do Piauí, com valor de R$ 200 mil. O Museu de Arte Sacra foi entregue em momento histórico importante para cidade de Oeiras: há exatos 189 anos, no dia 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, futuro Visconde da Parnaíba, proclamou a Independência e assumiu a presidência da Junta do Governo do Estado momento em que antecedeu a Batalha do Jenipapo expulsando as tropas portuguesas do Piauí.
Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/2310
Nenhum comentário:
Postar um comentário