sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Exposição "Natividade e Belém" - Pará

Jornalista Augusto Pacheco (Secult), Armando Queiroz (SIM),
padre Ronaldo Menezes (diretor do MAS) e Deysiane Ferraz (SIM)
Missa em ação de graças celebrada pelo diretor do Museu de Arte Sacra, padre Ronaldo Menezes, na igreja de Santo Alexandre, marcou a abertura da exposição “Natividade em Belém, na galeria Fidanza, fato que resgata a utilização de espaços do referido museu para eventos culturais com cunho religioso. Outro resgate muito importante será a reativação das ações litúrgicas na igreja de Santo Alexandre. 
Segundo enfatizou o padre Ronaldo Menezes, “estará no programa de 2012 uma missa mensal, para que se dê ao templo a sua característica de casa de oração e reflexões, o que acontecia há várias décadas e que deixou de ocorrer a algum tempo”. Como a programação cultural religiosa se estenderá até janeiro deste ano, diz o diretor do MAS que “deveremos lincar essas atividades com a celebração do aniversário de Belém e, até 2016, quando da comemoração do quatricentenário da capital paraense, integraremos essas ações”. Na condição de um dos dois sacerdotes que dirigem museus de arte sacra no país (o outro vive na Bahia), padre Ronaldo Menezes diz ter consciência do desafio que enfrentará, mas acrescenta que pelo fato de sua condição sacerdotal lhe proporcionar melhores condições de desenvolvimento de ações voltadas para as metas de um museu deste gênero, sente que sua atuação trará benefícios tanto ao segmento cultural, assim como ao religioso. Na ocasião da abertura da exposição “Natividade em Belém”, não deixou de ressaltar o nível de especialização e habilitação dos seus colaboradores, razão pela qual crê que as ações intentadas se revestirão de pleno êxito. 
 EXPOSIÇÃO – O objetivo da exposição “Natividade em Belém”, promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e do Museu de Arte Sacra, é, sobretudo, destacar o tempo de Natal. Contudo, mais adiante esta exposição se ligará às comemorações do aniversário de Belém e seu “nascimento” no Forte do Presépio. Estão expostas imagens do Menino Jesus, algumas de origem européia, datadas dos séculos XIX e XX, de propriedade do colecionador José Fragoso Rei, as quais retratam várias concepções de Jesus Infante.  A exposição contará, também, com oratórios e presépios que rememoram o evento simbólico-religioso e se estenderá até o dia 16 de janeiro, data da comemoração da fundação de Belém.  (Agência de Notícias Gerais)

SOBRE O MAS:
Museu de Arte Sacra do Pará


foto: Octávio Cardoso 



foto: Octávio Cardoso

Pça. Frei Caetano Brandão, s/n
Arcebispado - Cidade Velha
tel: 55 91 4009-8805 / 8838 

horário visitas:
3ª feira a domingo, das 10h às 16h
feriados, das 9h às 13h

 O Museu de Arte Sacra é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo palácio episcopal (originalmente Colégio de Santo Alexandre). Os dois edifícios foram construídos para compor um conjunto, no qual a igreja era o centro irradiador, como foi exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil. A igreja teve o início da sua construção por volta de 1698 e inauguração a 21 de março de 1719. É composta por nave única, transepto e oito capelas laterais. A sacristia localiza-se no braço esquerdo da nave. 
A decoração é caracterizada pela arte barroca, com forte acento tropical, destacando-se as peças produzidas pelos jesuítas e pelos índios. Além da função litúrgica, a igreja também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal, fazendo parte do roteiro de visitação do museu.
O acervo do Museu de Arte Sacra do Pará compõe-se por imaginárias datadas dos séculos 18 e 19 e objetos litúrgicos, somando cerca de 320 peças expostas no primeiro pavimento do palácio episcopal e no corpo da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...