terça-feira, 22 de setembro de 2015

Maior exposição de obras de Giotto no Palazzo Reale em Milão (Itália)




Polittico di Bologna, por volta de 1332-1334. Tempera sobre madeira, Bolonha, Pinacoteca Nazionale. Mondadori Portfolio / Electa. Su concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali e il Turismo: Polo museale dell'Emilia Romagna. Archivio fotografico.

"Giotto, l'Italia", é a grande exposição que irá concluir o semestre da Expo 2015, no Palazzo Reale, em Milão. A exposição, patrocinada pelo Ministério do Património, Atividades culturais e de turismo e da cidade de Milão-Cultura, e concebido por Éupolis Lombardia para um projeto acadêmico por Pietro Petraroia e Serena Romano, que também são os curadores, é produzido e organizado pelo Palazzo Reale e editora Electa. A exposição é um capítulo de destaque no Expoincittà, o calendário de eventos que farão parte da vida cultural da cidade durante o semestre, e está incluído na "Agenda Italia per Expo 2015." "Giotto, l'Italia" permanecerá aberta ao público a partir de 02 de setembro de 2015, até 10 de janeiro de 2016. O projeto da exposição é de Mario Bellini e será instalado nas galerias do Palazzo Reale, onde Giotto, no período Visconti, pintava seus últimos trabalhos, infelizmente perdidos: os afrescos no palácio de Azzone Visconti. 

A exposição é orientado por um Comitê Escolar de prestígio composto pelos directores de instituições italianas que ao longo dos anos não só têm contribuído para a preservação e proteção de obras de Giotto, mas tem também a um grau notável ampliado nosso conhecimento e compreensão acadêmica e técnica de pintura do mestre, com estudos e contribuições significativas a nível internacional e avançado. O Comitê é composto pelo presidente Antonio Paolucci e Cristina Acidini, Davide Banzato, Giorgio Bonsanti, Caterina Bon Valsassina, Gisella Capponi, Marco Ciatti, Luigi Ficacci, Cecilia Frosinini, Marica Mercalli e Angel Tartuferi. 

A equipe do projeto inclui as direcções para o Património, os museus e instituições religiosas que preservam obras de Giotto: Museus do Vaticano; a Gallerie dell'Accademia e a Gallerie degli Uffizi, em Florença; as Direcções de Belas Artes e Paisagem para as províncias de Florença, Pistoia e Prato; a Pinacoteca Nazionale di Bologna e do Polo Museale de Bolonha e do Polo Museale de Emilia Romagna; o Museu de San Diego of Art - Califórnia; o Fundo de Locais de Culto do Ministério do Interior; Musei Civici agli Eremitani em Pádua, as Direcções de Belas Artes e da paisagem para as províncias de Veneza, Belluno, Pádua e Treviso; igreja paroquial de San Lorenzo, Borgo San Lorenzo (Florença) ;; o Museo Diocesano de Santo Stefano al Ponte, Florença; o Opera di Santa Maria del Fiore e da Opera di Santa Croce, em Florença, e a Arquidiocese de Florence. 

No extenso projeto de melhoria envolvendo os locais de Itália onde Giotto trabalhava, a exposição oferece ao público cosmopolita de visitantes à Expo a oportunidade de ver o grandes obras-primas do fundador da cultura figurativa italiana, o alter ego de Dante Alighieri no campo da pintura. 

O título "Giotto, l'Italia", destina-se a sublinhar o papel revolucionário do pintor florentino que foi convocado pelo cardeais, ordens religiosas, banqueiros, e mesmo o rei de Nápoles para trabalhar em muitos lugares e cidades da Itália. Onde quer que Giotto trabalhou exerceu um grande poder de atracção sobre as escolas locais e artistas por seu estilo inovador, mudando permanentemente os rolamentos de arte figurativa italiana. 

A exposição no Palazzo Reale reúne 13 obras, principalmente no painel, nenhum dos quais já foi exibido em Milão antes e formando uma seqüência de obras-primas não apresentados em uma única exposição. A procedência de cada um é estabelecido para que juntos eles documentam as viagens de Giotto através da Itália do seu tempo durante alguns quarenta anos de excelente desempenho. 

A exposição apresenta, em primeiro lugar as galerias de exibir suas obras juvenis. O fragmento da Maestà da Virgem de Borgo San Lorenzo e a Madonna de San Giorgio alla Costa documentos do período em que o jovem Giotto era ativo em Florença e Assis. Em seguida, vem o núcleo de obras do Badia Fiorentina, com o políptico do altar-mor, em torno do qual vai ser remontado os fragmentos de afresco decoração que rodeavam o altar. O painel com Deus Pai entronizado vem da Capela Scrovegni e documenta sua fase de Pádua. Segue-se o grupo extraordinário que começa com o políptico de dupla face para a catedral florentina de Santa Reparata, com o seu ponto de chegada no políptico Stefaneschi, a obra-prima pintada para o altar de São Pedro, em Roma. 

O layout exposição é trazido com as pinturas da fase final da carreira do mestre: o retábulo de Bolonha, que Giotto pintou no contexto do planejado retorno à Itália, em Bolonha, do corte papal, em seguida, em Avignon; e o retábulo Baroncelli na capela de mesmo nome, na igreja de Santa Cruz, em Florença, que serão reunidos na exposição com a sua cúspide, descrevendo o Pai Eterno, agora no Museu de San Diego, na Califórnia. 

Tais empréstimos são o fruto da cooperação de longo alcance entre as instituições e proprietários e o apoio acadêmico e técnico dado por muitos escritórios do Ministério de Bens e das Actividades Culturais e Turismo. 

Graças à utilização de tecnologias apropriadas e a habilidade de peritos, a exposição será completada pela experiência fascinante de uma visão estreita dos afrescos que Giotto pintou nas paredes da Capela Peruzzi na igreja de Santa Cruz, em Florença. O ciclo, que foi seriamente danificado por repinturas e pobres restaurações, foi recentemente submetido a um projecto dirigido pelo Opificio delle Pietre Dure, em Florença e apoiado pelo Villa I Tatti  - Centro universitário de Harvard de Estudos do Renascimento italiano. 

O trabalho se deu sujeitando os afrescos a investigação inovadora, em particular por meio de fotografia ultravioleta, que é incomum para pinturas deste tipo. Revelando um Giotto que nunca poderia ser visto a olho nu, de uma qualidade de outra forma inimaginável. Até agora, apenas uns poucos privilegiados têm a permissão para escalar o andaime instalado na capela para desfrutar desta experiência marcante. Oferecê-lo agora para o grande público da exposição e da Expo Milano 2015 também significa prestar tributo à tradição de excelência científica que a Itália construiu, ao longo de muitas décadas, na restauração, conservação e compreensão do seu património artístico histórico. 

Fonte: ArtDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...