Visitas históricas a igrejas da cidade será no dia 1º de abril. As inscrições já estão abertas
Decorada por frei Paulo de Sorocaba e Pedro Gentile. Imaginária de Antonio Franz Tavela e Giacomo Scopoli (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)
O professor de História da Arte Fábio San Juan fará uma visita guiada a igrejas históricas de Piracicaba para explicar o significado das imagens, pinturas e vitrais das igrejas visitadas, além da arquitetura sacra. A visita será no dia 1º de abril e é aberta à participação popular. As inscrições estão abertas.
O professor, formado pela Unicamp e especialista em História da Arte pelo Instituto Claretiano de Rio Claro. Na visita, que começa às 8h, em frente à igreja São Benedito, Fábio San Juan compartilhará informações que conseguiu em pesquisa ao longo de quase 20 anos sobre Arte e História piracicabanas. Em especial, falará de seu trabalho sobre a Capela de São Pedro do Monte Alegre, que o levou a mergulhar mais profundamente na arte sacra e no trabalho do artista italo-brasileiro.
"A decoração de Volpi nesta Capela é importantíssima pois é o único sobrevivente do trabalho de decoração feito por ele na época do Grupo Santa Helena, ou seja, antes dele se tornar modernista", explica San Juan.
Mas cada templo, explica o professor, tem sua beleza e interesse próprios.
"Muitas pessoas gostariam de saber não só o significado das cenas bíblicas representadas nestes locais, mas também o que querem dizer vários símbolos. Por exemplo, o que significa o pelicano alimentando seus filhotes com o próprio sangue, presente no teto próximo ao altar da igreja dos Frades? Ou por que São João Evangelista está sempre acompanhado de uma águia?", observa
A visita percorrerá cinco igrejas. A Catedral de Santo Antônio, projetada por Benedito Calixto Neto (o mesmo arquiteto da Basílica Nacional de Aparecida); a Igreja dos Frades, que possui belíssima Arte sacra em várias técnicas- entalhe de altares em madeira, mármore e granito, pintura em afresco, imaginária feita em papel "carton pierre" por Antônio Tavella; a Capela do Lar dos Velhinhos, uma verdadeira "Pinacoteca" de artistas piracicabanos, decorada por quadros dos irmãos Dutra, Joca Adamoli, Pacheco Ferraz, Renato Wagner e muitos outros; e a Igreja São Judas Tadeu, de arquitetura moderna mas decorada com Arte neobizantina por Gustavo Montebello, discípulo do mais importante artista sacro católico brasileiro dos últimos 50 anos, Claudio Pastro.
Serviço
Para participar da visita é preciso fazer inscrição pelo WhatsApp 98140-6298, com o professor Fábio. Será disponibilizada uma Van para levar os participantes de uma igreja para outra. A taxa de participação é R$75,00. Mais informações pelo número informado acima.
Fonte: Gazeta de Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário