A imagem de Nossa Senhora da Ajuda retirada da nau principal da esquadra de Tomé de Sousa em 1549 na ocasião da Fundação da Cidade de Salvador, Bahia, primeira Capital do Brasil (29-03-1549).
Na comitiva de Tomé de Sousa, chegaram às terras brasileiras cinco primeiros jesuítas e ergueram a primeira capela dedicada à Nossa Senhora D´Ajuda, que deu origem ao primeiro santuário mariano do Brasil em Porto Seguro.
A invocação de Nossa Senhora d'Ajuda é de origem portuguesa, sendo muito comum que soldados e marinheiros portugueses colocassem suas naus sob sua proteção. Frei Agostinho de Santa Maria, autor do "Santuário Mariano" no século XVII escreve sobre a razão de sua denominação:
"O título de Ajuda dado à virgem provém do fato de ela ter estado ao pé da cruz, onde expirou seu Filho, não tanto para consolá-lo em sua cruel morte, mas para com Ele implorar ao Eterno Pai a redenção do gênero humano. Assim, enquanto seu Filho oferecia a vida pelos homens, Ela achou que poderia ajudar pedindo pelos pecadores."
O culto foi trazido ao Brasil pelos jesuítas, vindos com as naus de Tomé de Souza, em 1549, portando três imagem de Maria: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Maravilhas da Bahia e Nossa Senhora d'Ajuda.
Fonte: Padre Reinaldo Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário