segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Santuário São Francisco abre as portas para 27ª Exposição de Presépios

Texto: Ana Machado (Pascom)

Fotos: Ana Lucia Armigliato (Pascom)
dsc_0651
Presépio montado no altar-mor do Santuário São Francisco
Com a igreja lotada, foi aberta ao público no sábado (3) a 27ª edição da Exposição Franciscana de Presépios do Santuário São Francisco de Assis. Tradicional no calendário das festividades natalinas da cidade de São Paulo, a mostra ficará disponível para visitação até 8 de janeiro. A abertura incluiu uma programação especial nesta grande casa franciscana. Na ocasião, houve um recital de flauta doce, às 14h30, e um recital de músicas natalinas, às 16h30, comandado pelo Coro Arkturos, em parceria com o Coro de Repertório da Fundação das Artes de São Caetano. A abertura oficial da exposição aconteceu no intervalo das duas apresentações, logo após a missa das 15h, celebrada pelo pároco Frei Alvaci Mendes da Luz.
Ao final da missa, os fiéis foram convidados a percorrer os corredores do claustro do Convento para chegar ao Salão São Dâmaso, onde a mostra está montada. Frei Alvaci deu uma bênção especial e fez questão de ressaltar que a a exposição ganha um destaque especial por acontecer justamente numa igreja franciscana. Isso porque foi São Francisco de Assis o primeiro a montar um presépio tal qual conhecemos hoje.
A ideia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o Nascimento de Cristo. No ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, Francisco de Assis celebrou o Natal e encenou a vinda de Jesus ao mundo. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta, inclusive com um boi e um jumento. A criativa encenação agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A partir daí, a divulgação e propagação do presépio, símbolo do Natal, se deve, em grande parte, aos franciscanos.
A famosa cena do Menino Jesus na manjedoura, ao lado de Maria e José, é retratada de diferentes maneiras nas mãos de artesãos do mundo inteiro. A exposição deste ano traz, por exemplo, presépios produzidos em papel machê, madeira, porcelana, biscuit, gesso, pedras e até mesmo com barbante trançado.
Sempre repleta de novidades, neste ano a exposição tem como tema “A paz entre os povos”, que será demonstrada inclusive pela diversidade das nacionalidades e dos materiais utilizados na confecção da cena que representa o nascimento de Jesus. Ao todo, 59 presépios, de 20 países, entre eles França, Bolívia, México, Rússia, Itália, Alemanha e Israel, poderão ser apreciados com entrada gratuita.
Serviço
27ª EXPOSIÇÃO FRANCISCANA DE PRESÉPIOS
Período: 3 de dezembro a 8 de janeiro
Horário de visitação:
– de terça a sábado: das 9h às 17h
– aos domingos: das 8h às 13h
ENTRADA GRATUITA
Local: Santuário São Francisco de Assis (próximo à estação Sé do Metrô)
Endereço: Largo São Francisco, 133 – Centro – São Paulo/SP
Contato: (11) 3291-2400
Mais informações sobre a exposição no evento disponível no Facebook:
https://www.facebook.com/events/729904183841871/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...