quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Pela primeira vez a associação europeia de arte sacra tem liderança portuguesa


O especialista em arquitetura e arte sacra José António Falcão é o novo e primeiro português presidente da Europae Thesauri - Associação Europeia dos Tesouros e Museus da Igreja.
Foto: Orlando Almeida / Global Imagens

O também conservador de museus e professor universitário foi eleito para o cargo na mais recente assembleia geral da Europae Thesauri, refere o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja em comunicado, frisando tratar-se da "primeira vez" que um português preside à associação.

José António Falcão, que também é técnico superior do Ministério da Cultura e, desde 1984, diretor do DPHA, escolheu "a emergência de uma visão transversal e ecuménica sobre a herança religiosa" como a "prioridade número um" para o seu mandato de três anos como presidente da Europae Thesauri.José António Falcão foi entrevistado pela jornalista Sónia Santos Silva

A "luta contra o abandono" do património religioso nas zonas rurais é outro dos projetos de José António Falcão, que, para tal, conta com uma "frente ibérica" para Portugal e Espanha alertarem "em conjunto" as entidades europeias para o "potencial" do setor e os problemas que enfrenta em diferentes estados da União Europeia, refere o DPHA.

Segundo o mesmo departamento, José António Falcão "tem assumido a defesa da abertura do património religioso à sociedade, a valorização do seu papel no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e uma estratégia conjunta para a salvaguarda dos lugares de culto do Cristianismo, do Judaísmo e do Islão".

A Europae Thesauri, com sede na catedral de Liège, na Bélgica, é uma associação europeia sem fins lucrativos que visa a preservação e a valorização do património religioso na Europa.

A associação reúne os principais museus e monumentos religiosos da Europa e assume "particular presença" em vários países europeus, como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suíça.

Fonte: TSF Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...