quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Czestochowa: artista italiano prepara tiaras para a Madona Negra

O trabalho confiado ao Prof. Michele Affidato, por ocasião do 300º aniversário da primeira coroação da Virgem

michele-dada-in-poland
Em 1656 Giovanni Casimiro, rei da Polônia, definiu a Virgem Negra de Czestochowa como "Rainha da Polônia". Em 1717 veio a primeira coroação da imagem milagrosa da Virgem Maria de Czestochowa. Em 8 de setembro do mesmo ano, na verdade, por ocasião da festa da Natividade de Maria, a imagem foi coroada pelo Bispo Szembek, trazido para a basílica, colocado sobre o tabernáculo e sob um dossel. Na ocasião religiosa participaram do evento cerca de 200.000 pessoas. A Madona Negra de Czestochowa é o símbolo da Polônia, amada especialmente por S. João Paulo II, que levou a devoção em várias ocasiões. A 300 anos desta coroação, foi encomendado para criar as novas tiaras, ao professor Michele Affidato (ourives). ZENIT decidiu entrevistar o artista para saber como é viver essa "tarefa" particular.
***
Por ocasião do 300º aniversário da primeira coroação da Virgem Negra de Czestochowa foi confiado a você a tarefa de criar novas tiaras. Como e por que as autoridades religiosas polonesas de Czestochowa se voltaram para um artista da Calábria? 
Eu sou de uma família de Czestochowa e que agora vivo na Itália, que me colocou em contato com os líderes do santuário, depois de ver meus outros trabalhos. E os gerentes decidiram me confiar o projeto de construção de novas tiaras. O meu percurso artístico tem me ajudado muito nesta questão, pois já tive várias chances para realizar obras de arte sacra. Tive várias reuniões com o Papa polonês (S. João Paulo II) que disse que Nossa Senhora de Czestochowa que haveria de ajudar muito.
Quando foi encomendado o trabalho como você reagiu?
Esperava tudo, exceto que fosse confiado a mim um projeto dessa magnitude. O ícone de Czestochowa é uma imagem de Nossa Senhora das mais famosas do mundo, então eu estava honrado. A alegria foi imensa. Comecei um caminho espiritual artístico e muito particular.
S. João Paulo II, o papa polonês, havia repetidamente visitado a Virgem de Czestochowa. Era simbolico ver ele ir rezar no lugar mariano por excelência da Polônia. É um lugar visitado em peregrinação por uma multidão de fiéis, como está vivendo neste momento particular de atenção especial?
Meu conhecimento da Virgem Negra de Czestochowa nasceu de uma reunião no Vaticano com João Paulo II. Um encontro que permanece indelével em minha memória. Estava com algumas tiaras para Nossa Senhora do Carmelo de Crotone para serem abençoadas, e nessa reunião que eu dei ao Santo Padre uma imagem da Madonna di Capo Colonna, ele, em troca, me deu uma imagem de Nossa Senhora de Czestochowa. Fiquei impressionado a partir desse dia, além de admirar a beleza dessa imagem, a devoção do Papa (que é um ponto de referência na minha oração) eu tive o prazer de encontrá-lo seis vezes, e para mim ele era um homem muito especial com quem eu permaneço espiritualmente ligado.
Você foi pessoalmente à Polônia? Se sim, como você se sentiu quando você visitou o lugar?
Eu já fui três vezes para o Santuário. É um lugar onde se pode sentir uma sensação especial. A última vez que também tive a honra de tocar na pintura, para tomar medidas para o seu desenvolvimento.
Imagino não ser só pelo trabalho... se sente investido de uma "missão" especial?
Agradeço a Nossa Senhora por me dar esta oportunidade. Eu vivo desta vez com uma carga espiritual muito particular. Quando um artista é convidado a recontar um culto, uma história deste tamanho, só pode se excitar.
Qual é o modelo que pretende usar para fazer a coroa? 
Referencio-me à tiaras doados pelo Papa Clemente XI nos 300 anos atrás. Tomando uma sugestão de que tento revisitar o tempo e contexto, mas em um tom diferente. O gráfico será apresentado quinta-feira, 15 de Dezembro, no Palace Hall Crotone do arcebispo.
Quando começou a trabalhar como ourives?
Eu comecei com a idade de 12 anos. Eu estava no seminário e estudava na parte da manhã, enquanto a tarde ia me dedicar a loja. Quando terminei a terceira classe da escola secundária, decidi dedicar-me inteiramente à arte de ourives. Depois de dez anos abri minha oficina. Quando criança, eu era fascinado pelo sagrado. Realizei obras muito importantes para prêmios nacionais e internacionais. Mas quando eu faço obras de arte sacra que me dá algo mais do que eu imaginar em uma jóia clássica de um determinado valor. Eu estava sempre perto da Igreja. Eu também participei de um curso de teologia da Fondazione Centesimus Annus, da qual pertenço. Fiz grinaldas para os Madonna "Regina Pacis" em Ostia, o brasão papal de armas na ocasião da visita de Bento XVI na Calábria, e também para o Papa Francisco. Fiz também várias obras para as autoridades eclesiásticas, como as cruzes peitorais e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...