sexta-feira, 19 de julho de 2013
Marcos Cavalcanti vai lançar obra literária que mostra arte sacra de Igrejas da Capital
O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, do Tribunal de Justiça da Paraíba e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), lançará no próximo dia 24 mais uma obra literária. O livro, que é sua décima terceira criação, tem como título “Complexo Arquitetônico Carmelita da Paraíba – Arte Sacra nas Igrejas do Carmo e Santa Tereza”. Além de português, o trabalho traz no mesmo volume a versão em inglês, francês e espanhol.
O lançamento acontecerá a partir das 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, dentro da programação da Agenda Cultural do TJPB, promovida pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário Paraibano, que, sob a presidência do desembargador Marcos Cavalcanti, vem apoiando atividades na área artístico cultural.
A obra trata da arquitetura barroca colonial das Igrejas do Carmo, de Santa Tereza D’Ávila e do convento que hoje é o Palácio do Arcebispo, segundo informou o autor. “Historicamente, nós temos quatro ordens religiosas que ajudaram os portugueses na colonização da Província da Paraíba; os Jesuítas, os Franciscanos, os Beneditinos e os Carmelitas, e cada um tem suas características nas construções. Se visitando as igrejas e os conventos nós vemos como há diferenças entre essas quatro ordens religiosas”, explicou.
O desembargador Marcos Cavalcanti acrescentou que sua obra traz, com fotografias, identificação e explicação, a riqueza de detalhes dos arcos, das imagens, da arte sacra, dos púlpitos, do forro, dos altares das igrejas. Descreve também, minuciosamente, os móveis da sacristia, como as cômodas, as estalas dos frades, as pias de água benta, as sacadas das igrejas, os azulejos, que são importados de Portugal, onde cada um deles representa uma passagem da Ordem Carmelita.
O livro foi editado com versões em quatro línguas, como forma de possibilitar a leitura aos turistas estrangeiros que visitam o Estado. Além disso, existe na obra um glossário explicando os termos comuns da época do barroco colonial. “Nós temos História, Literatura e Arquitetura. Existe uma série de palavras que na realidade nós só entendemos vendo esse complexo antigo arquitetônico e uma tradução como o barroco, que é um estilo arquitetônico que surgiu na Europa no século XVII. É uma obra também destinada não só a historiadores e arquitetos, mas especialmente a turistas que visitam a Paraíba”, disse Marcos Cavalcanti.
Ele destacou as participações na obra da ex-primeira dama do estado e historiadora, Glauce Maria Navarro Burity, responsável pela apresentação do livro, que é também autora de um trabalho sobre a igreja do Convento de São Francisco, e do Padre carmelita Frei Luiz Nunes Pereira, pároco da cidade histórica de Olinda, que fez o prefácio. No epílogo, o autor explicou sobre as dificuldades e complexidades para estudar o tema e compôr a obra.
Mais livros – Marcos Cavalcanti informou que está concluindo mais três livros, que serão lançados ainda este ano. “Estou com uma obra na gráfica sobre o centenário de um grande político paraibano, nascido em Mamanguape, que foi o deputado José Fernandes de Lima, traçando a biografia dele e esse livro deverá ser lançado agora em agosto. E estou ultimando mais duas obras, a história do Tribunal Regional da Paraíba, como nós temos do TJ, de Deusdete de Leitão, estou escrevendo uma obra similar sobre o TRE, e uma outra sobre a história da Academia Paraibana de Letras”, concluiu.
Gecom – Lila Santos
Fonte: Poder judiciário do Estado da Paraiba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário