Rio de Janeiro (RV) – O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko, participou, no último domingo, 7, da inauguração da Exposição, por ocasião da JMJ⁄Rio2013, intitulada “Nas pegadas de Cristo. Obras-primas de arte do Vaticano e da Itália”.
Trata-se de verdadeiras obras-primas de arte do Vaticano e da Itália. A exposição realiza-se no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, por iniciativa da Fundação João Paulo II para a Juventude, junto ao Pontifício Conselho para os Leigos.
Os visitantes poderão contemplar, até dia 12 de outubro próximo, uma seleção de mais de 100 obras, objetos de arte e manuscritos, de pintores, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Tiziano e Caravaggio.
Na inauguração da exposição, o Presidente do organismo vaticano, Cardeal Stanisław Ryłko, fez um discurso, no qual disse: “Esta Exposição, que hoje é inaugurada, - a oitava realizada nas JMJ, - é inspirada no tema deste evento, proposto pelo Papa Francisco: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28,19).
O objetivo desta Exposição é oferecer à cidade do Rio de Janeiro uma iniciativa de alto nível cultural, como reconhecimento à Igreja no Brasil, às autoridades civis e todos os brasileiros pela organização deste evento mundial e pelo acolhimento que darão aos jovens do mundo inteiro. O patrimônio da arte é expressão da beleza, como esta inaugurada nesta noite, que ajuda o homem a entrar em contato mais íntimo com o Divino.
Logo, a visita a esta Exposição representa uma verdadeira “catequese visual”, além daquelas que serão presididas pelos Bispos durante esta JMJ, de 23 a 28 próximos. O percurso desta Exposição apresenta quatro etapas muito significativas: “Cristo, caminho de salvação”; “Vocação e missão dos Apóstolos”; “Maria, caminho para Cristo; “Santos, modelos e testemunhas de vida cristã”.
O Cardeal Rylko concluiu seu discurso, “expressando, em nome do Pontifício Conselho para os Leigos, seus profundos agradecimentos a todos os que contribuíram para a realização deste importante evento, no âmbito da JMJ⁄Rio2013”.
Por fim, ele acrescentou: “O Santo Padre Francisco foi informado sobre este importante evento cultural e artístico e autorizou-me a apresentar a todos os participantes, na cerimônia de inauguração, a sua cordial saudação e a sua Bênção”. (MT)
Texto proveniente da página
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário