quinta-feira, 4 de julho de 2013

EXPOSIÇÃO DE JUNHO/JULHO DE 2013

ORATÓRIOS
 
Durante os meses de junho e julho o MASMT inicia a exposição intitulada “Oratórios”. A exposição contém sete peças, sendo três procedentes da “Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, um da “Igreja do Rosário e São Benedito” e as outras três de acervos pessoais que foram doados ao Museu. Juntamente com estes Oratórios estão expostas as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Imaculada Conceição, Santa Rosa de Lima século XVII e um Crucifixo de madeira do século XVIII.
 
A exposição traz objetos de fé onipresentes na vida dos Mato-grossenses, desde os primeiros anos da colonização, os oratórios são testemunhas da construção de uma sociedade e de um país. Assinalados pelo estilo barroco, neoclássico ou pelas influências africanas, encontrados nas fazendas ou em espaços urbanos, oferecem uma visão encantada da alma brasileira e revelam o engenho criador de artistas marcados pelo sinal da fé e pela exuberância do ambiente.
 
As informações sobre as peças registram os usos, costumes e tradições; evocam hábitos e características, por meio da influência barroca, rococó e neoclássica, além da história da arte e da arquitetura que se revela no conjunto dos oratórios expostos.
 
Oratório vem do latim “Oratoriu”, que significa armário ou nicho contendo imagens religiosas, tem origem na idade média como uma capela em que Reis e Nobres realizavam suas orações, tendo inicio nas classes mais abastadas e depois se disseminando pelos mais variados status sociais. No Brasil chega com os portugueses e sofrem diversas adaptações de acordo com a vida local, sendo presentes nas fazendas, senzalas e sobrados urbanos. Nas casas coloniais os oratórios acabam por substituírem as capelas, e introduzidos nas residências, colocados nas paredes ou sobre móveis para uso individual.
 
Entre as peças expostas podemos destacar um da Antiga Catedral, provavelmente do século XX, todo em madeira talhada e vidro artesanal feito por artesão da época. Principalmente o “Oratório” de chão, com 159 cm de altura e em formato retangular, em que a parte superior possui entalhe com voluta simples, encimado uma cruz romana torneada, adornada com frisos lisos. O objeto tem duas portas com moldura de madeira, arqueada na parte superior, em cada uma existe uma divisória de madeira entre os dois vidros. A parte interna é revestida de papel com detalhes de fores em vasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...