quinta-feira, 1 de março de 2012

IPHAN inicia processo de descupinização na Catedral de Parnaíba


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está realizando trabalho de descupinização e levantamento para elaboração do projeto de restauração do retábulo da capela lateral do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, em Parnaíba.

De acordo com a arquiteta e representante do IPHAN, em Parnaíba, Andreia Cruz, os serviços foram iniciados no dia 23/02, e trata-se de um trabalho emergencial que o instituto colocou em planejamento já que a igreja tem uma importância fundamental dentro dos exemplares da arquitetura sacra do Brasil do século XVIII e está dentro da área tombada no coração do sítio histórico.

O retábulo está comprometido pela ação do cupim e houve uma licitação, onde a equipevencedora foi a da empresa GRIFO - Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais, de Recife, onde há especialistas. O investimento é de R$ 66.500,00 (sessenta e seis mil e quinhentos reais).

Na primeira etapa dos trabalhos farão a descupinização para matar o cupim e logo depois será feita a imunização, que trata-se de um trabalho preventivo e o levantamento  de dados e laboratoriais para se elaborar em um segundo momento, o projeto de restauração e conservação do retábulo.

Todos os cuidados estão sendo tomados para que as peças não sofram nenhum dano durante os trabalhos, haja vista a fragilidade do retábulo, já desgastado.

Segundo Andreia Cruz, o IPHAN vem realizando um trabalho da melhor qualidade visando à conservação do patrimônio da cidade já conhecido a nível nacional.

De acordo com a restauradora e coordenadora dos trabalhos, Pérside Omena, da empresa Grifo, o retábulo está bastante degradado, o cupim segundo ela, causou muitos estragos deixando lacunas no suporte. O suporte refere-se a parte da base do retábulo, que hoje encontra-se com a película finíssima, comparado a um papel.
Pérside informou que devido ações ao longo do tempo, como camadas de tintas impróprias também prejudicaram para a degradação. Ela disse que a parte da base se encontra mais corroída por conta de tratar-se de um cupim de terra, que ataca mais nas peças inferiores.

Durante os trabalhos, a igreja será interditada por 3 a 4 dias onde a descupinização será feita com gás e ninguém poderá entrar por questões de segurança, seguindo com os trabalhos de levantamento.
A empresa tem o prazo de 165 dias para o término das ações que envolvem o trabalho de descupiniação, prevenção e levantamento de dados.
Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...