sexta-feira, 2 de março de 2012

Exposição: “Sobre a cruz brilha o esplendor vitorioso da aurora” - Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis


Foi aberta nesta sexta (02/03), a exposição “Sobre a cruz brilha o esplendor vitorioso da aurora”, no Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, localizado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro.
A exposição mostra que de acordo com a liturgia, são várias as invocações e representações de Cristo, que podem vir desde sua anunciação, infância, passando por inúmeras fases de sua vida até sua morte. A glorificação de Cristo passa através do suplício da cruz e a antítese sofrimento-glorificação se torna fundamental na história da redenção. 
Cristo encarnado, na sua realidade concreta humano-divina, se submete voluntariamente à humilde condição de escravo e o suplício infame transformou-se em glória perene.
Assim, a cruz torna-se o símbolo e o compêndio da religião cristã.

A exposição poderá ser apreciada até o dia 31 de julho, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Uma ótima opção de lazer cultural para toda a família.


Fonte: Angra News

***

Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, localizada à Rua Doutor Bastos, s/nº, centro, foi construída em 1752, por promessa de Baltazar Mendes de Araújo, sendo adaptada para abrigar, em 1992, o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis. A Igreja, que ainda mantem original a pintura do altar mor, foi tombada pelo IPHAM em 01/12/1954, no Livro de Belas Artes, nº 421, Processo 432-T-50.
Mantendo a tradição do culto à Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, o Museu de Arte Sacra é usado pela comunidade católica no mês de agosto, com missas, procissões e outras celebrações que comemoram o dogma da Assunção.
Dono de um dos mais representativos acervos deste segmento na América Latina, o Museu de Arte Sacra possui aproximadamente 2.000 (duas mil) peças que datam do século XVII ao início do século XX, entre pratarias, indumentárias e imagens. Muitos objetos sacros que compõem este acervo pertenceram às irmandades já extintas do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição. Os ex-votos ofertados à Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição complementam a riqueza deste acervo que reunindo todo este importante legado oferece à comunidade angrense e aos turistas belíssimas exposições que permitem grandes reflexões da história da Igreja Católica, do brilhantismo das obras de valor religioso e artístico e a riqueza de um passado que ainda reflete em nosso presente.
As exposições “O Carmelo em Angra dos Reis” (1995), “Matriz de Angra dos Reis” (1996), “Maria – a serva do Senhor” (1997), “Símbolos da Fé Cristã” (2001) entre outras, marcam a trajetória deste Museu, que tem o compromisso de preservar o patrimônio histórico e cultural de Angra além de proporcionar conhecimento e momentos de lazer para os visitantes.
Atualmente, com a exposição “Santuário Mariano e as imagens milagrosas de Nossa Senhora”, que permanecerá até julho de 2010, os visitantes podem apreciar a imagem de Nossa Senhora da Conceição do século XVII, de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, de Santana Mestra do século XVIII e outras imagens e objetos que ilustram os aspectos da vida e da veneração à Virgem Maria.

  • Funcionamento de 10 às 12h e 13:30 às 19h, de terça a domingo.
  • (24) 3369-7693 -
  • cultuar.dc@angra.rj.gov.br
Endereço do Museu de Arte Sacra e Departamento Responsável:
Rua Dr. Bastos, Centro - Angra dos Reis, RJ.
Diretoria Cultural: (24) 3365-4239
Fonte: Fundação Cultuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...