sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Obras de arte sacras descobertas em reforma viram tema de exposição

Por Defender


Imagens estavam embaixo de diversas camadas de tinta em igreja. Fotos que mostram descobertas podem ser vistas até 16 de setembro.


Divulgação/Internet.

Uma exposição na Igreja da Vitória, em Salvador, mostra fotos de obras de arte sacras descobertas durante a restauração do templo, que é um dos mais antigos da Bahia e que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Debaixo de muitas camadas de tintas, foram encontradas raridades registradas pelo fotógrafo Alberto Lira. As fotos deram origem à mostra que leva o nome de “Preciosidades”.


Divulgação/Internet.

A exposição foi aberta na noite de terça-feira (6) e as imagens podem ser vistas até o dia 16 de setembro na igreja, localizada no Largo da Vitória.

As obras encontradas, no entanto, podem ser apreciadas todos os dias na igreja. Entre as descobertas estão uma pintura que fica da pia batismal e a imagem de Senhora Santana, que tem um altar próprio.

A restauração na igreja foi concluída em um ano e meio e, após o trabalho, surgiu a ideia de mostrar aos fiéis e admiradores de artes sacras, como conta o curador da mostra, Justino Marinho. De acordo com ele, uma das últimas restaurações realizadas no local foi em 1934, quando as técnicas ainda eram muito precárias na Bahia.

“A gente precisa valorizar essas coisas que são nossas. E não só essa igreja, como todas as outras, têm coisas fabulosas que a gente não se dá conta”, afirmou o curador.


Divulgação/Internet.

Outra surpresa descoberta durante a reforma foi a imagem de um anjo que estava escondida embaixo de sete camadas tinta, em cima do altar principal da igreja.


Divulgação/Internet.

“Esse anjo foi uma grande alegria para todos nós e nos leva a perceber como as pessoas tinham cuidado em criar coisas bonitas para nossa fé”, destacou o padre Luís Simões.

Fonte original da notícia: G1 BA, com informações da TV Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...